Esqueça aquelas monitorias chatas em que o guia parece recitar um texto decorado e entediante. Museus e centros culturais têm se preocupado cada vez mais em formar profissionais capacitados para conversar com o público durante as visitas às exposições. “Incentivamos a troca de impressões, tudo num clima informal, sem aquele tom professoral das visitas-palestras de antigamente”, conta Luciana Pasqualucci, coordenadora educativa do Museu da Arte Moderna de São Paulo (MAM) há 9 anos.
O termo “monitor” também virou coisa do passado. Agora chamados de arte-educadores, esses profissionais têm formação em artes plásticas, história, arquitetura, ciências sociais e pedagogia e recebem treinamento intensivo para interagir com o público, provocando questões e estimulando uma visão mais reflexiva sobre arte. Como a maioria das instituições abriga mostras temporárias, as equipes precisam ser versáteis e adaptar-se rapidamente a novos temas e abordagens. “Essa dinâmica é sempre um desafio”, diz Erick Orloski, responsável pelo núcleo educativo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Ele explica que, semanas antes da estréia de uma mostra, os orientadores participam de encontros com curadores e entram em contato com materiais teóricos e de pesquisa. Portanto, não tem blábláblá. Confira a lista de museus e agende uma visita!

Pinacoteca seguirá com funcionamento normal durante o feriado Isabella Matheus/Divulgação

Museu Afro Brasil Nelson Kon/Veja SP

Sede do museu no Parque Ibirapuera: em primeiro plano, escultura Cantoneiras (1975), de Franz Weissmann (1911-2005) Karina Bacci/Divulgação

Instituto Tomie Ohtake, de Ruy Ohtake Andre Deak

Itaú Cultural: espaço de cultura na Avenida Paulista. Edouard Fraipont/Veja SP

Masp Tomás Arthuzzi
Primeira flagship da adidas Originals chega ao Brasil em SP
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
O som de Ibiza em SP: Circoloco volta ao Brasil com estrelas da house music
Parque Villa-Lobos recebe evento de preparação para a COP30
Feriado da Consciência Negra: confira programação gratuita de shows e atividades em SP





