Continua após publicidade

Vídeo do projeto Gladiadores da Universal causa polêmica na web

Deputado federal Jean Wyllys chamou iniciativa de “milícia”; igreja criticou as declarações do político

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 12h44 - Publicado em 3 mar 2015, 15h04
gladiadores
gladiadores (Reprodução Instagram/)
Continua após publicidade

Projeto para jovens lançado no ano passado pela Igreja Universal do Reino de Deus ganhou grande repercussão nos últimos dias. Tudo por causa de um vídeo publicado pela instituição na internet, que foi assistido e criticado pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ).

As imagens gravadas em um templo em Fortaleza mostram jovens do programa Gladiadores do Altar marchando, batendo continência e gritando que estão “prontos para a batalha”.A iniciativa ligada à Força Jovem Universal é voltada para a preparação de rapazes de “diversas idades para servir a Deus no Altar”, segundo informa o site da Universal.

+ Andressa Urach publica foto e vídeo de seu batismo na Igreja Universal

“O projeto realiza reuniões semanais com os rapazes que estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas, cumprindo assim o que Jesus disse: ‘Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura'”, diz o site da Universal.

O vídeo publicado no Facebook no dia 15 de fevereiro não é o único disponível na internet sobre o projeto. Entretanto, foi o que chamou a atenção de Jean Wyllys. Na gravação, dezenas de rapazes surgem marchando até o pé do altar, onde fazem uma espécie de juramento, no qual afirmam que “estão prontos para a batalha”.

Continua após a publicidade

+ Xuxa publica imagem polêmica de Jesus Cristo no Facebook

“Graças ao Senhor hoje estamos aqui prontos para a batalha, e decididos te servir. Somos gladiadores do seu altar. Isso é uma decisão. Todos os dias enfrentamos o inferno confiantes em sua santa proteção”, gritam os jovens.


https://youtube.com/watch?v=w9zmcAS_9JA

O deputado postou uma foto dos Gladiadores do Altar em seu perfil do Instagram, com um texto no qual se diz chocado com a “milícia” que, segundo ele, vem sendo formada pelo “fundamentalismo religioso do país”.

Continua após a publicidade

“O fundamentalismo cristão no Brasil tem ameaçado as liberdades individuais, a diversidade sexual e as manifestações culturais laicas. Agora ele está formando uma milícia que, por enquanto, atende pelo nome de ‘Gladiadores do Altar'”, escreveu o parlamentar.

+ Detalhes exclusivos do Templo de Salomão, sede da Igreja Universal

“Quando começarem a executar os ‘infiéis’ e ateus e empurrarem os homossexuais de torres altas como vem fazendo o fundamentalismo islâmico no Oriente Médio? Não é porque tem a palavra ‘cristão’ na expressão que o fundamentalismo cristão deixa de ser perigoso e não fará o que já faz o fundamentalismo islâmico.”

Em nota publicada em seu site, a Universal diz que Jean Wyllys “contradisse sua própria afirmação, unindo seu ódio à burrice motivada e fez uma avaliação sobre um projeto do qual nada sabe a respeito, e sequer procurou saber antes de publicar tal injúria”.

Continua após a publicidade

“Gladiadores do Altar é um projeto da Igreja Universal do Reino de Deus de orientação e formação de jovens vocacionados para a propagação da Fé Cristã, que funciona desde janeiro de 2015”, afirma o texto.

“Buscar uma motivação violenta ou condenável em jovens uniformizados que marcham e cantam unidos em igrejas é tão absurdo quanto enxergar orientação fascista em instituições como o Exército da Salvação e o Movimento Escoteiro, ambas organizações mundiais com base cristã e que, como a Universal, também se utilizam a analogia militar de forma positiva e pacífica”, conclui a nota. (Com O Estado de S. Paulo).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.