Vídeo: grupo ateia fogo em estátua de Borba Gato, na Zona Sul
Nas redes sociais, o ataque foi relacionado à atuação do bandeirante na caça e escravização de indígenas e pessoas negras
Um incêndio atingiu a estátua do Borba Gato, na Zona Sul de São Paulo, na tarde deste sábado (24). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a estátua em chamas. O ataque foi relacionado à atuação do bandeirante na caça e escravização de indígenas e pessoas negras.
Um grupo chamado Revolução Periférica assumiu a autoria do incêndio. Em vídeo, membros aparecem subindo no monumento com pneus e colocando fogo nos objetos.
Um grupo de umas 15 pessoas acaba de atear fogo na estátua do Borba Gato, na zona sul de SP pic.twitter.com/H540u6xuw4
— Filipe Cury (@filipe_cury) July 24, 2021
Alvo frequente de protestos, o monumento é assinado pelo escultor Júlio Guerra. Ativistas pedem que a estátua que homenageia o bandeirante Borba Gato seja derrubada. Em 2020, a prefeitura chegou a colocar gradis ao redor do Borba Gato, além de reforçar a segurança no local temendo depredações.
Em 2016, a estátua recebeu um banho de tinta, assim como o Monumento às Bandeiras, localizado em frente ao Parque do Ibirapuera, que amanheceu coberto de vermelho, uma simbologia ao sangue.