Continua após publicidade

Verão começa na madrugada deste domingo (22)

Temperaturas serão mais baixas do que o normal

Por Agência Brasil
Atualizado em 21 dez 2019, 11h07 - Publicado em 21 dez 2019, 11h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com temperaturas mais baixas que o de costume para a época em diversas partes do país, o verão começa na madrugada de domingo e vai até 20 de março.

    Publicidade

    Desta vez, a estação não sofrerá os efeitos de fenômenos climáticos que possam interferir na quantidade de chuvas, como explica o meteorologista Almerino Marinho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Publicidade

    Mesmo com a previsão de chuvas dentro da média, algumas regiões do Brasil poderão ter uma precipitação maior do que o esperado. Na região Norte, a previsão é de chuvas dentro da faixa normal ou abaixo, especialmente no Pará e Amazonas. Já no Tocantins, A tendência é de chuvas acima da média.

    No Nordeste, predomínio de chuva acima da média deve se confirmar na Bahia, em Alagoas e em Pernambuco, assim como no sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Nas demais áreas, há possibilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média, com temperaturas predominantemente elevadas.

    Publicidade

    No Centro-Oeste, a nova estação, pode chover em grande parte da região. Já o centro-sul de Mato Grosso, sul de Goiás e parte do Mato Grosso do Sul, estão com a probabilidade de índices pluviométricos inferiores à média neste verão. Em relação às temperaturas, as previsões indicam que devem ultrapassar a média da estação.

    Continua após a publicidade

    Na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuva variando dentro da faixa normal em grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nas demais áreas, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo do normal.

    Publicidade

    O mesmo deve acontecer no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ser predominantemente elevadas, porém dentro da média local da estação.

    (Veja SP/Veja SP)
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.