Continua após publicidade

Campanhas transformam carros em ícones de consumo

Assim como a indústria automobilística, a publicidade brasileira para esse mercado nasceu em São Paulo

Por Jéssika Torrezan
Atualizado em 1 jun 2017, 18h22 - Publicado em 2 dez 2011, 23h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Assim como a indústria automobilística, a publicidade brasileira para esse mercado nasceu em São Paulo. A Almap (hoje AlmapBBDO), fundada em 1956 por Caio de Alcântara Machado e Alex Periscinoto, foi um dos berços da propaganda sobre rodas a partir da segunda metade do século passado. Na sala de criação da agência surgiram as memoráveis propagandas para o Fusca, que começou a ser produzido no país em 1959. A linha bem-humorada do trabalho era baseada no slogan “Think Small” (pense pequeno, numa tradução livre), da campanha americana para a Volkswagen. Em vez de divulgar os aspectos técnicos do veículo, como era comum na época, ela inovou ao tentar vender um conceito para o produto.

    Publicidade

    + São Paulo, a cidade do motor

    + Os rachas memoráveis na cidade

    + De olho nos próximos 50 anos

    Por aqui, esses anúncios foram adaptados ao público local e colecionaram prêmios. As peças eram veiculadas nas revistas no formato que ficou conhecido como “saia e blusa”: uma foto ocupando o alto da página, com o texto abaixo. Em tempos em que não havia a patrulha politicamente correta, valia até brincar com a suposta falta de habilidade feminina ao volante divulgando um anúncio com um carro amassado e os seguintes dizeres: “Mais cedo ou mais tarde sua esposa vai dirigir”. A piada chamava atenção para o preço baixo das peças de manutenção do veículo. “Essa fase inaugurou o uso do humor na publicidade nacional”, diz Fabio Saboya, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing. “As campanhas viraram clássicos do gênero e influenciaram a forma como são feitos anúncios até hoje”, afirma Julio Hungria, do site Blue Bus, especializado nesse mercado.

    Publicidade

    + Entrevista com Alex Periscinoto, fundador da Almap

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    CAMPANHAS QUE MARCARAM ÉPOCA

    Fusca (1964): A ousadia da campanha transformou a publicidade brasileira para sempre e é referência até hoje

    Kombi (1967): Uma das peças mais famosas mostrava a quantidade de equipamentos que cabia dentro da perua — tinha barco, esquis e outros apetrechos esportivos

    Publicidade
    Kombi (1967)
    Kombi (1967) ()

    Lada (1990): Apesar da falta de atrativos visuais, o carro de origem russa conquistou consumidores ao veicular anúncios bem-humorados que retratavam até o ex-presidente da URSS Mikhail Gorbachev

    Continua após a publicidade
    Lada (1990)
    Lada (1990) ()

      

    Publicidade

    Gol (2010): As campanhas de maior sucesso do carro mais vendido no país foram as da Copa do Mundo. A de 2010, protagonizada por Robinho, trazia os modelos que passaram pela vida do craque

    Gol (2010)
    Gol (2010) ()

    Nissan Frontier (2011): A campanha dos “pôneis malditos” alavancou as vendas do veículo em 80%, mas causou polêmica, por causa da associação de um símbolo infantil à palavra “maldito”

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Nissan Frontier (2011)
    Nissan Frontier (2011) ()
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.