Vanusa morre aos 73 anos no litoral de SP
A cantora estava em uma casa de repouso, onde morava há dois anos
A cantora Vanusa morreu neste domingo (8), aos 73 anos, na casa de repouso onde morava há dois anos, em Santos, no litoral paulista.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
O enfermeiro da casa percebeu que ela estava sem batimentos cardíacos por volta das 5h30. Segundo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que foi acionada, a cantora morreu de insuficiência respiratória.
Este ano, entre setembro e outubro, Vanusa foi internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, por causa de um quadro grave de pneumonia. De acordo com o filho, Rafael Vanucci, além de apresentar falta de ar, ela também tinha retenção de líquidos.
Na época, por meio de nota, o filho também disse que, enquanto estava internada, Vanusa apresentou piora pela constatação de água no pulmão. Vanucci afirmou que a mãe já foi dependente de álcool e remédios e lidou com um quadro depressivo. “Há 12 anos ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de 5 anos quando ela foi afetada pela bactéria, a H. pylori (Helicobacter pylori), contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito”.
Aretha Marcos, também filha de Vanusa, publicou homenagens à mãe nas redes sociais e relembrou que, neste domingo, seu pai, Antônio Marcos, completaria 75 anos. “O amor é impossível. Hoje aniversário do meu pai Antônio Marcos, ele veio buscar minha mãe para viverem juntos na eternidade”, escreveu.
Muito famosa na década de 70, juntou-se à Jovem Guarda e lançou mais de 20 discos, vendendo 3 milhões de cópias. Há mais de quatro anos Vanusa convivia com o diagnóstico de Alzheimer e fazia fisioterapia na casa de repouso.