Continua após publicidade

USP pretende trocar Sisu por um novo modelo de seleção via Enem

Medida tem o nome de Enem-USP e já foi aprovada pelo Conselho de Graduação nesta semana

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 out 2022, 09h58 - Publicado em 22 out 2022, 18h03
Portaria 1 da Universidade de São Paulo. Na imagem aparecem alguns transeuntes.
USP abre novo edital: bolsas de pós-doutorado para pesquisadores negros. (Edilson Dantas/Divulgação)
Continua após publicidade

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, em reunião realizada na quinta-feira (20), a execução de um novo sistema de ingresso para os estudantes, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), denominado Enem-USP.

Para entrar em vigor, é fundamental que a proposta seja aprovada no Conselho Universitário (CO), prevista para ocorrer no fim do próximo mês. Caso sancionada, a mudança pode ser implementada ainda nesta edição do vestibular. Ao Jornal da USP, o pró-reitor da Graduação, Aluísio Segurado, afirma que a seleção irá privilegiar as notas da Fuvest, caso o candidato seja aprovado nos dois processos seletivos.

+ USP é a melhor universidade da América Latina em ranking internacional

De acordo com Segurado, os pontos positivos vão além do cronograma, porque com o novo ingresso, será mais fácil de identificar fraudes em vagas de ações afirmativas. “A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação”, disse o pró-reitor, se referindo às vagas destinadas para pretos, pardos e indígenas (PPI), em nota divulgada pela instituição.

Atualmente a USP utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ligado ao Ministério da Educação (MEC), para selecionar os estudantes. Essa implementação é semelhante ao Enem-Unicamp, criada em 2019, e é constituída de uma reserva de 20% das vagas totais de graduação são disponibilizadas pela nota do Enem. 

Continua após a publicidade

O vestibular da Universidade de São Paulo para o ano de 2023 irá oferecer mais de 11 mil vagas, das quais 8.211 são destinadas através da seleção do vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP. Um edital deverá ser divulgado, com a definição do calendário, para a inscrição dos estudantes no novo sistema. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.