Continua após publicidade

Defesa Civil interdita UBS e creche por risco de explosão no interior

A situação crítica decorre da concentração de gás metano no subsolo do terreno onde estão ambos os locais

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 20h57 - Publicado em 11 jan 2021, 15h40

A UBS Jardim Rodrigo e a creche CEI 117 foram interditadas pela Defesa Civil de Sorocaba devido a risco de explosão. A situação crítica decorre da concentração de gás metano no subsolo do terreno onde estão ambos os locais. A área está sobre um aterro sanitário desativado.

Uma inspeção feita pela prefeitura na última sexta-feira (9) detectou em um ponto da unidade de saúde níveis de emissão de gás metano chegando a 100%, o que significa “risco iminente de explosão”. O máximo tolerável é 20%. 

A gestão municipal acredita que a falha na drenagem dos gases esteja provocando uma “bolsa de ar” embaixo das instalações. Isso vem causando o afundamento das estruturas e rachaduras que chegam a 6 centímetros de largura. 

O relatório dos dois locais aponta que a área está comprometida devido a parcial inoperância dos equipamentos e componentes que fazem parte do sistema de captação de gases instalado no terreno. 

Continua após a publicidade

Ele também mostra que não existe contrato com a empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva do sistema. O entupimento em alguns pontos da rede está dificultando a medição dos gases na UBS e na creche.

A prefeitura afirma que as próximas ações incluem um reparo urgente do sistema de captação de gases para drenagem do gás metano e novas vistorias nas instalações, com a intenção de preservá-las. Ainda não há prazo para a liberação dos locais. 

As consultas médicas e os exames programados na UBS Jardim Rodrigo foram remanejadas para a UBS Lopes de Oliveira.  A CEI 117 não estava com atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19. Sua equipe administrativa vem atuando na CEI 118 desde antes da interdição. 

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 5,90

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.