Continua após publicidade

Trem que chegará aos terminais do aeroporto de Guarulhos deve ficar pronto em 2024

Informações foram divulgadas nesta terça (22) pelo governo do estado

Por Agência Brasil
Atualizado em 22 fev 2022, 19h07 - Publicado em 22 fev 2022, 19h06
Fachada de prédio do Aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Guarulhos (Mário Rodrigues/Veja SP)
Continua após publicidade

O trem que vai ligar a Linha-13 Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos deverá estar em funcionamento no primeiro semestre de 2024. A informação foi dada nesta terça-feira (22) pelo governador de São Paulo, João Doria, que informou que as obras terão início imediato, após autorização do Tribunal de Contas da União (TCU).

+ Em janeiro, SP atingiu o maior número de mortes em quase duas décadas

Continua após a publicidade

O TCU haviasuspendido, no ano passado, o termo aditivo do contrato de concessão entre a GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a construção do Automated People Mover (APM). Mas este mês o TCU revogou essa medida e autorizou a sua implantação.

O Tribunal informou que vai acompanhar a execução das obras. “Precisávamos ter uma ligação que pudesse ser rápida, confortável e atraente para oferecer aos terminais de Guarulhos uma integração e uma sinergia. Fizemos uma séria de exigências que a concessionária (GRU Aiport) cumpriu até o último instante quando foi aprovada, há três semanas, por unanimidade, a nossa proposta de dar seguimento à operação com um monitoramento”, disse hoje o ministro do TCU Vital do Rêgo, que participou de forma virtual da coletiva do governo de São Paulo. Segundo ele, os ministros do TCU estarão “permanentemente em contato com a empresa concessionária”.

Continua após a publicidade

De acordo com Doria, os trens que farão essa ligação entre a CPTM e o aeroporto serão modernos. “Os trens são automáticos, sustentáveis, de alta tecnologia, com ar condicionado, wi-fi e painéis com os horários dos voos”, disse.

Para Gustavo Figueiredo, diretor executivo do Aeroporto de Guarulhos, esse trem vai ajudar a resolver o problema de trânsito na região. “No nosso entendimento vai resolver um problema de acesso ao aeroporto principalmente no período da manhã e da tarde, quando se tem grande fluxo de Guarulhos indo em direção a São Paulo. É uma alternativa de altíssima confiança e com tempo de trânsito convidativo, de 30 minutos [entre o centro de São Paulo e o aeroporto de Guarulhos]”.

APM

O APM é um tipo de trem elevado (uma espécie de monotrilho) que vai fazer o transporte de passageiros entre os três terminais do aeroporto e a linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Atualmente, essa baldeação entre a estação e o aeroporto precisa ser feita de ônibus. Com a conclusão dessa obra, esse trajeto será feito em seis minutos. A previsão do governo é de que ele possa transportar dois mil passageiros por hora em cada sentido. De acordo com o governo, esse transporte entre a linha-13 Jade da CPTM e o aeroporto será feita de forma gratuita.

“O investimento privado é de R$ 272 milhões por meio de um programa de concessão do aeroporto internacional de Guarulhos. Isso é abatido do valor que será pago pela concessionária”, explicou Doria.

Continua após a publicidade

Prolongamento da linha 13

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, disse que o governo planeja ampliar a linha 13-Jade até a Barra Funda, na zona oeste da capital paulista. “Quando chegar o TIC [Trem Intercidades], teremos toda a conexão da região de Campinas e Jundiaí também ao aeroporto de Guarulhos”, disse ele.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.