Continua após publicidade

Torcedor de futebol é condenado por comentários racistas em rede social

Pena foi fixada em dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 ago 2021, 18h01

Um torcedor de futebol foi condenado pela 21ª Vara Criminal Central da Capital por prática de preconceito de cor e raça. O homem fez comentários racistas em uma notícia que informava que o Corinthians receberia jogadores refugiados. De acordo com os autos, ele teria escrito: “só tem preto” e “escureceu ainda mais a torcida.” Seu nome não foi revelado pela nota, divulgada pelo Tribunal, sobre o caso.

A pena estipulada para o torcedor foi de  dois anos e quatro meses de reclusão em regime aberto, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período da condenação e pagamento de dois salários mínimos, com preferência para instituições destinadas ao combate do preconceito racial.

Em sua defesa, o réu disse que tem amigos negros e que sua esposa também é negra, o que gerou a seguinte réplica da juíza Renata William Rached Catelli: “ Essa é a defesa usual de pessoas acusadas de racismo, como se isso os isentasse de atitudes racistas. O réu está sendo julgado por uma postagem racista, não por seu comportamento diário.”

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.