Papa Francisco concede título a Paróquia Santana, na Zona Norte
A cerimônia de entrega acontece neste domingo (26) em missa às 15h
A Paróquia Sant’Ana, na Zona Norte de São Paulo, foi elevada à categoria de basílica menor pelo Papa Francisco. O título é concedido a igrejas em todo mundo e a cerimônia de entrega acontece neste domingo (26) em missa às 15h.
O anúncio da concessão foi feito pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer em 5 de julho. No Brasil, há outras 65 basílicas menores, sendo 4 delas na cidade de São Paulo, segundo a Arquidiocese de São Paulo.
A paróquia de Sant’Ana é um dos símbolos do bairro e comemora 125 anos.
As basílicas são classificadas pela igreja católica em dois grupos, maiores e menores. Há apenas quatro basílicas maiores, todas em Roma, na Itália. As menores são cerca de 1 500 pelo mundo.
Três características são levadas em conta para que o Papa conceda o título a uma paróquia: arquitetônica, histórica e de devoção popular.
Na cidade de São Paulo, também são consideradas basílicas menores o Mosteiro de São Bento e a Paróquia Santa Ifigênia, na região central, a Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, e a Basílica Santuário Nossa Senhora da Penha, na Zona Leste da capital.