Continua após publicidade

Teatro de Bonecos da Truks completa duas décadas na ativa

Considerada uma das mais importantes e influentes companhias do gênero em atividade no país, a Truks surgiu quase como um acidente para Henrique Sitchin

Por Luiz Fukushiro
Atualizado em 10 Maio 2023, 09h49 - Publicado em 5 mar 2010, 14h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No breu do palco, os atores quase não aparecem. Seus movimentos, no entanto, dão vida aos bonecos, verdadeiros protagonistas das peças da Cia. Truks, que comemora duas décadas de existência. A festa começa neste sábado (6), na Funarte, com a apresentação de onze das dezoito montagens do grupo.

    Publicidade

    Considerada uma das mais importantes e influentes companhias do gênero em atividade no país, a Truks surgiu quase como um acidente para Henrique Sitchin. No fim da década de 80, enquanto cursava ciências sociais e economia, ele procurou uma atividade remunerada com sua então esposa, Verônica Gerchman. Enveredou por apresentações de teatro de fantoches em festas infantis.

    Publicidade

    “Fiquei maravilhado com a reação das crianças e com a facilidade de comunicação que os bonecos têm”, lembra. Passou a fazer cursos e a frequentar festivais. Em um evento sobre literatura infantil, entrou em contato com o trabalho da escritora Eva Furnari, criadora da personagem Bruxinha. Foi quando decidiu, ao lado de Verônica e de Claudio Saltini , criar um espetáculo com a simpática figura. Surgia Truks: a Bruxinha, que estreou em 1990.

    Divulgação

    Publicidade

    ‘Os Vizinhos’: objetos do cotidiano viram criaturas

    Técnica japonesa de manipulação, em que os atores vestem roupas pretas dos pés à cabeça e ficam em frente a um fundo escuro, o bunraku é a inspiração da Truks. O método, no entanto, sofreu adaptações. “Usávamos capuz, mas as crianças se assustavam”, diz Sitchin.

    Publicidade

    Os atores da Truks resolveram mostrar o rosto e desenvolveram assim uma discreta interação com os bonecos, o que se transformou em sua marca registrada. Hoje, Sitchin trabalha ao lado de um de seus filhos, Gabriel, que tem a mesma idade da companhia. “Ele estava na reunião de fundação, dentro do carrinho.”

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.