Após Superlua, Praça do Pôr do Sol amanhece suja e depredada
Moradores da região marcaram um mutirão de limpeza para às 16h30 deste terça (15)
Nesta segunda (14), a aparição da maior Superlua em quase setenta anos atraiu curiosos em diversos pontos da cidade. A Praça do Pôr do Sol, na Zona Oeste, foi um dos locais mais disputados para observar o fenômeno.
Entretanto, o ponto amanheceu nesta terça (15) repleto de lixo e com bancos e lixeiras depredados. De acordo com moradores da região, que programaram um mutirão de limpeza para as 16h30, uma casa do entorno também foi pichada.
Segundo a Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros (SAAP), a Polícia Militar, junto à Subprefeitura de Pinheiros, realizou ontem, no fim da tarde, uma operação de apreensão de mercadoria de ambulantes ilegais e aplicou multas nos veículos estacionados em local proíbido. “Pouco após deixarem o lugar, os ambulantes voltaram”, reclama Marcia Kalvon Woods, vice-presidente do grupo.
O “lual da Superlua na Praça do Pôr do Sol”, evento organizado pelo Facebook, contava com 4 800 confirmações de presença. Estava marcado para ocorrer das 22 às 2 horas da manhã, mas de acordo com moradores do bairro, parte das centenas pessoas que visitaram o espaço ficaram reunidas até as 9 horas da manhã.
+ Haddad pede aval para comprar clube em 48 vezes
Antes da atração, os organizadores publicaram na página um pedido de colaboração para manter a praça limpa, com um adendo: “Mesmo que não queiram jogar o lixo no devido lugar, pelo menos junte-o para facilitar na limpeza de quem se importa com a praça”.
Conselho gestor
A bagunça se deu um dia após a eleição do conselho gestor da revitalização da praça, que no ano passado ganhou a denominação de parque pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A votação de domingo (13) contou com 408 pessoas e nomeou a SAAP e mais três moradores da região como parte do conselho.
“Foi uma bonita demonstração de cidadania e de quanto o parque é querido pelos moradores de Pinheiros. A SAAP e a Avisol [Associação dos Amigos da Praça do Pôr do Sol] celebraram o resultado”, diz Maria Helena Bueno, presidente da SAAP.