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Campanha da SPTrans mira os “pernas abertas” nos ônibus

Ideia é a de estimular o uso correto do espaço; internet já cria memes contra os comilões nos coletivos e aqueles com desodorante vencido; confira imagens

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 abr 2023, 13h58 - Publicado em 18 abr 2023, 13h51
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  • Com o objetivo de estimular o respeito ao espaço dentro dos ônibus municipais, a SPTrans, a empresa que gerencia o transporte público na capital, instalou cartazes em 12,9 mil coletivos com os dizeres “Respeite o espaço das outras pessoas”, com a foto de um homem com as pernas abertas.

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    O ato de homens que insistem em ficar com as pernas abertas não só em ônibus mas em todo local público recebeu o nome de manspreading
    O ato de homens que insistem em ficar com as pernas abertas não só em ônibus mas em todo local público recebeu o nome de manspreading (SPTrans/Divulgação)

    Iniciada no último domingo (16), os cartazes do Jornal do Ônibus ficarão instalados até o dia 30 de abril. A mensagem não cita os “pernas abertas”, mas dá a entender que o recado é justamente para eles. “Não ocupe mais de um assento no ônibus. Respeitar o espaço de quem viaja ao seu lado é um ato de cidadania”, informa o texto.

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    Em apenas dois dias de veiculação, a campanha teve mais de três milhões de visualizações só nas redes sociais da SPTrans. O anúncio virou até meme. A página do Facebook Foco no Jardim Miriam já criou suas próprias campanhas, dizendo que aqueles que ficam com mochila nas costas e na barriga, ficam no corredor e não no fundo do veículo e na porta de entrada e saída também atrapalham muito. Versões novas foram criadas, tais como a que alerta aqueles que insistem em comer durante a viagem e os que estão com o desodorante vencido. Confira abaixo.

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    Meme criado a partir da campanha da SPTrans para pedir que os homens fechem as pernas nos ônibus
    Meme criado a partir da campanha da SPTrans para pedir que os homens fechem as pernas nos ônibus (Foco no Jardim Miriam/Facebook/Reprodução)
    Meme criado a partir da campanha da SPTrans para pedir que os homens fechem as pernas nos ônibus
    Meme criado a partir da campanha da SPTrans para pedir que os homens fechem as pernas nos ônibus (Foco no Jardim Miriam/Facebook/Reprodução)

    Manspreading

    O ato de homens que insistem em ficar com as pernas abertas não só em ônibus mas em todo local público recebeu o nome de manspreading. O termo surgiu nas redes sociais em 2013 e é relacionado ao machismo. Em uma tradução livre, a palavra significa “a expansão do sexo masculino”, porém, a atitude é mais relacionada a ocupação de espaços além do necessário por homens quando sentam e abrem as pernas.

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    Anos depois foram criadas campanhas para que homens fecham as pernas nos transportes públicos em cidades europeias como Madri e Paris, além de Nova Iorque, sempre com grande repercussão.

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