SP registra tarde mais fria do ano nesta quarta (2), com 12°C
Temperatura é a terceira mais baixa já registrada pelo Centro de Emergências Climáticas (CGE) na cidade

São Paulo teve a tarde mais fria do ano nesta quarta-feira (2), com termômetros registrando 12°C, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Até então, a temperatura mais baixa tinha sido 14,9°C, registrada na terça (1º). Por causa do frio, a prefeitura antecipará o início dos atendimentos nas dez tendas da Operação Baixas Temperaturas para as 17h.
Os 12° registrados marcam a média da temperatura máxima da cidade. Em Parelheiros, no extremo da Zona Sul, extremo zona sul, os termômetros chegaram a 9°C.
De acordo com os dados estatísticos do CGE, alimentados desde 2004, a máxima de 12°C é a terceira mais baixa. O recorde permanece o de 24 de julho de 2013, 8,3°C.
A capital paulista segue em estado de alerta para baixas temperaturas desde domingo (22)
Tendência para os próximos dias
A massa de ar frio continuará atuando sobre a Grande São Paulo. A expectativa ainda é de frio constante e úmido. Não há previsão de chuva significativa, apenas garoa isolada e ocasional.
A quinta-feira (03) será fria e úmida, com garoa, vento e céu encoberto. Mínima de 10°C e máxima de 13°C. Já a sexta-feira (04) começa e termina com céu encoberto, com potencial para chuviscos entre a madrugada e o amanhecer. Os termômetros devem oscilar entre 11°C e 17°C.
Dicas para manter a saúde no inverno
Com previsões do tempo apontando para dias de frio intenso nesta semana, em decorrência de uma massa de origem polar que atinge a cidade de São Paulo, especialistas alertam para cuidados necessários. Segundo a pneumologista Sandra Guimarães, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o frio exige atenção redobrada de toda a população, especialmente de idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Confira os principais cuidados:
- Manter-se bem hidratado
Hidratar-se ajuda a preservar a integridade das vias respiratórias e ajuda o funcionamento geral do organismo
- Alimentação balanceada
Recomenda-se o consumo de frutas e verduras ricas em vitaminas, especialmente a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e oferece maior resistência a infecções
- Vacinação
É muito importante atualizar a carteira de vacinação, especialmente contra gripe, pneumonia e Covid-19
- Manter os ambientes arejados
Ventilação contribui para a dispersão de vírus em espaços internos
- Evitar aquecedores e lareiras
Reduzem a umidade do ar e podem piorar quadros respiratórios já existentes
- Atenção aos sintomas
Tosse persistente, chiado no peito, febre e falta de ar podem indicar complicações respiratórias e exigem avaliação médica.