Continua após publicidade

SP: homicídios caem, mas latrocínios e estupros crescem em abril

Estado também registrou aumento de furtos e de roubos

Por Agência Brasil
Atualizado em 22 Maio 2024, 18h18 - Publicado em 26 Maio 2021, 09h30
A imagem mostra reconstituição de crime
 (Fernando Frazão/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

Em abril, o estado de São Paulo registrou queda de 18,9% no número de homicídios dolosos [com intenção de matar], com 214 casos, 50 a menos que em abril do ano passado. Quanto ao número de vítimas desses homicídios, a queda foi de 16,9%, passando de 272 para 228.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, responsável pelos dados, ambos os números são os menores da série histórica, iniciada em 2001.

Por outro lado, dois outros indicadores criminais cresceram no mês de abril: latrocínios e estupros. No caso dos latrocínios, ou roubo seguido de morte, foram registradas 13 ocorrências em abril deste ano, uma a mais que em abril do ano passado. Já as ocorrências de estupro tiveram um grande crescimento: passaram de 661 registros em abril do ano passado para 915 este ano, aumento de cerca de 38,43%.

Outros indicadores

O estado de São Paulo também registrou aumento nos indicadores de furtos em geral, que passaram de 20.797 casos no ano passado para 32.479 neste ano, e no número de roubos em geral, que passou de 14.468 para 16.772 ocorrências.

Quanto ao número de roubos a banco, nenhuma ocorrência foi registrada em abril deste ano. Segundo a secretaria, foi a primeira vez, desde 2001, que nenhum boletim desse tipo foi registrado. Em abril do ano passado, uma ocorrência foi notificada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.