Sorocaba planeja construir prédio mais alto do mundo com 1km de altura
Atualmente o edifício mais alto do mundo tem 829 metros de altura e fica nos Emirados Árabes
A Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, anunciou neste mês de outubro um projeto de contrução do prédio mais alto do mundo, com 1km de altura. O edifício, que terá ocupações comerciais e residenciais, será construído na região central da cidade e custará R$ 2 bilhões. A ideia da administração é engajar o centro como um ponto turístico do município.
O futuro arranha-céu deve ter mais de 170 andares. Com isso, segundo a prefeitura, Sorocaba ganharia com 5 mil novas vagas de trabalhos, diretas e indiretas. O objetivo da prefeitura é atrair construtoras privadas para assumirem a construção.
Atualmente, o prédio mais alto do Brasil fica em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com 290 metros de altura – são 84 pavimentos, 70 ocupados por apartamentos e os demais por imóveis comerciais. Já o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, com 829 metros de altura, e fica em Dubai, nos Emirados Árabes.
Segundo o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que apresentou o projeto, a região central da cidade é rica em história e deve ser valorizada.
“É Sorocaba entrando para a história do Brasil e do mundo”, declarou o prefeito.
Atualmente, a região denominada central da cidade abrange o perímetro formado pelas avenidas Dom Aguirre, Dr. Afonso Vergueiro, Dr. Eugênio Salerno, Moreira César e Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira.