Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Imóvel fechado na Zona Leste tem trajetória que remonta ao século XVII

A casa passou pelas mãos do padre Diogo Antônio Feijó, regente do Império entre 1835 e 1837

Por Rafaela Bonilla
3 jan 2020, 06h00 • Atualizado em 3 jan 2020, 10h57
O Sítio Paraíso, no Jardim Anália Franco (Joana França/Veja SP)
Continua após publicidade
  • No bairro Jardim Anália Franco, na Zona Leste, um imóvel campesino do século XVII acompanhou a transformação da região pouco habitada em um ponto de prédios de luxo. A casa passou pelas mãos de diversas figuras, algumas conhecidas, como o padre Diogo Antônio Feijó, regente do Império entre 1835 e 1837. Ele morou no endereço por mais de uma década e o apelidou de Sítio Paraíso. Em 1911, o terreno foi comprado pela filantropa Anália Franco, que fundou um internato que funcionou ali até os anos 90.

    Ao longo do tempo, a edificação de paredes de taipa de pilão e piso de madeira sofreu diversas alterações e sua propriedade acabou também desmembrada. “A casa é composta de diversos elementos históricos dos vários períodos da arquitetura paulista”, explica o arquiteto Samuel Kruchin, que realizou um restauro integral ali nos anos 2000 buscando preservar a diversidade da construção. Hoje, o curioso imóvel de propriedade privada, que foi tombado, não fica aberto a visitantes.

    Publicado em VEJA SÃO PAULO de 8 de janeiro de 2020, edição nº 2668.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês