São Paulo teve aumento de 15,5% no aluguel em 2022
Bom Retiro foi o bairro com maior valorização, com aumento médio de 37% no preço do aluguel, segundo índice QuintoAndar
O ano de 2022 terminou com um aumento de 15,5% no aluguel de imóveis na cidade de São Paulo, em relação ao ano anterior, segundo estudo do Índice QuintoAndar. De acordo com a pesquisa, São Paulo é a cidade com o valor médio do metro quadrado mais caro do país, de 42,22 reais em média.
+ Moradores do Jardim Europa tentam expulsar novo restaurante do bairro
O bairro com o aluguel mais caro no ano foi a Vila Olímpia, na Zona Sul, com o metro quadrado custando em média 69,60 reais. Real Parque, Pinheiros, Vila Nova Conceição e Santo Amaro vêm em seguida no ranking do custo mais elevado para morar na capital.
Já o Bom Retiro foi o bairro que teve maior valorização em 2022, com aumento de 37% no preço do aluguel. Pinheiros vem em seguida, com 32,2% de aumento médio no valor da locação, enquanto a Vila Clementino se valorizou 31,6%.
O estudo também revela o boom dos imóveis pequenos, já que os apartamentos de um dormitório tiveram aumento de 17,7% na cidade. No início de 2021, durante a pandemia da Covid-19, esse perfil de imóveis se desvalorizou porque a busca se concentrava em espaços maiores.
“Percebemos que o mercado de aluguel em 2022 acompanhou o momento da economia brasileira, com crescimento registrado em todos os segmentos”, avalia Vinicius Oike, economista do QuintoAndar. “O retorno ao trabalho e ao estudo de forma presencial e a estabilização de modelos híbridos devem ressignificar a moradia. Por enquanto, vemos um aumento de preço significativo nos imóveis bem localizados, próximos de polos de emprego e com boa acessibilidade.”