São Paulo terá aumento de 5,5% no valor do IPTU em 2023
Reajuste é baseado na inflação acumulada de 2022 e vale a partir de 1º de janeiro
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) aumentou em 5,5% o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2023 na cidade de São Paulo. A mudança consta de decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (27), e vale a partir de 1º de janeiro. Ainda segundo o decreto, os cidadãos que pagarem o IPTU a vista terão 3% de desconto.
O valor acompanha a inflação acumulada de 2022, que segundo projeção do IBGE, deve fechar em 5,90%.
Na prática, o decreto aumenta em 5,5% o valor do metro quadrado dos imóveis, que são usados como base de cálculo para definir o quanto cada local irá pagar de imposto – o contribuinte de imóvel residencial paga de IPTU 1% do valor venal do imóvel, enquanto para imóveis comerciais, industriais e terrenos, o tributo é calculado em 1,5% do valor venal.
O aumento do tributo ocorre em um momento em que a Prefeitura da capital já acumula recursos provenientes de impostos, que estão parados e sem previsão de investimentos. Em junho, o caixa da cidade tinha 31,6 bilhões de reais, cifra nunca antes registrada no Tesouro municipal, e desse total, 11 bilhões de reais estavam absolutamente livres para serem destinados a quaisquer despesas.