Clique e assine por apenas 6,90/mês

São Paulo recebe Jogos Parapan-Americanos de Jovens

Mais de 1 000 atletas vão competir em doze modalidades no Centro de Treinamento Paralímpico a partir de segunda-feira (20)

Por Mariana Gonzalez - 14 Mar 2017, 17h07

Inaugurado em maio de 2016, o Centro de Treinamento Paralímpico sedia seu primeiro evento internacional entre os dias 20 e 25 de março. Trata-se da quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, a principal maratona de esportes paralímpicos com atletas de 13 a 21 anos.

Para disputar as doze modalidades, o Comitê Paralímpico Brasileiro espera receber cerca de 1 000 atletas vindos de pelo menos vinte países das Américas. Entre os esportes disputados estão atletismo, bocha, futebol de cinco, futebol de sete, vôlei sentado e tênis em cadeira de rodas.

Esta é a quarta edição da competição, que já passou pela Venezuela, Colômbia e Argentina. Em 2013, em Buenos Aires, o Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan com 209 pódios e 102 ouros.

O Centro de Treinamento – instalação que vai receber os atletas e as competições – é uma obra pioneira no Brasil. O principal legado dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 foi viabilizado por uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O investimento foi de cerca de 305 milhões de reais, divididos entre recursos federais e estaduais. 

Continua após a publicidade

Além de quadras, piscinas e gramados prontos para receber os atletas, o CT permitirá também o desenvolvimento das ciências do esporte, com atuação interdisciplinar envolvendo profissionais das áreas de medicina, fisioterapia, psicologia, fisiologia, biomecânica e nutrição.

Publicidade