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Rodovias de SP vão receber 58 pórticos de pedágio free flow até 2030

Para 2025, está prevista a instalação de oito pórticos

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 mar 2025, 10h22 •
Pórtico free flow do Km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis
Pórtico free flow do Km 179 da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis (Governo de SP/Divulgação)
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  • As rodovias estaduais de São Paulo vão receber 58 pórticos equipados com o sistema de pedágio eletrônico free flow nos atuais contratos concedidos à iniciativa privada até 2030. Atualmente, três pórticos estão em operação, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pela regulação dos contratos de concessão.

    A EcoNoroeste é responsável pela operação de dois pórticos e a Tamoios, um. A EcoNoroeste implantará mais oito pórticos, enquanto a Via SPSerra irá operar dois pórticos no trecho norte do Rodoanel Mário Covas. A Novo Litoral instalará 15 novas estruturas, enquanto a CCR Sorocabana terá a maior ampliação, com 23 novas estruturas, e a Ecovias Raposo Castello contará com sete novos equipamentos.

    As tarifas, com base no cálculo de 2024, poderão ter variações. No lote da Rota Sorocabana, a variação é entre R$ 0,83 e R$ 12,20, dependendo do trecho percorrido. Além disso, haverá um Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduzirá a tarifa em 10% a partir da 11ª passagem e 20% a partir da 21ª.

    Usuários que utilizarem tags de pagamento automático terão um desconto adicional de 5%. Já as tarifas da Nova Raposo vão variar entre R$ 0,54 e R$ 4,84, dependendo do trecho percorrido, também haverá desconto para usuários frequentes.

    Para 2025, está prevista a instalação de oito pórticos. Um deles será no primeiro trecho norte do Rodoanel Mário Covas, previsto para ser entregue em setembro e será operado pela concessionária Via SP Serra. Os outros sete serão instalados na malha administrada pela Concessionária Novo Litoral (CNL), abrangendo as regiões da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.

    Arte explica como funciona sistema de pedágio de trânsito livre
    Arte explica como funciona sistema de pedágio de trânsito livre (Governo de SP/Divulgação)
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