Renovação de visto americano: entenda os casos de isenção de entrevista
Confira as condições de elegibilidade da regra que dispensa o procedimento, que foi renovada até o final de 2024
Quem planeja uma viagem temporária para os Estados Unidos, seja a turismo, trabalho ou estudo, sabe que precisa passar por algumas etapas de burocracia no consulado.
O procedimento mais demorado costuma ser o agendamento da entrevista. Mas, para quem já tirou o visto americano outra vez, a regra da isenção de entrevista pode tornar o processo mais ágil.
Para quem vai tirar o visto pela primeira vez, sem nunca ter recebido uma autorização anterior, a entrevista consular continua sendo obrigatória.
Em quais casos se aplica a isenção de entrevista?
A renovação do visto pode não precisar de entrevista se a pessoa ainda tiver um visto americano válido, ou se o visto anterior ter expirado nos últimos 48 meses.
Os solicitantes com idade inferior a 14 anos ou superior a 79 anos também podem solicitar o visto sem uma entrevista. O processo de agendamento no website do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) inclui perguntas que irão determinar se você é elegível para a isenção.
Requerentes de visto H-2 pela primeira vez, concedido a trabalhadores agrícolas e não agrícolas temporários, também podem não precisar de entrevista. Mesmo que o pedido se enquadre nestas regras, o consulado ainda pode solicitar uma entrevista presencial.
Outras condições também interferem na elegibilidade da isenção de entrevista:
- Solicitar o visto no seu país de nacionalidade ou residência;
- Nunca ter tido um visto recusado (a menos que tal recusa tenha sido superada ou dispensada);
- Não ter nenhuma inelegibilidade (como antecedente criminal e apresentar documentação incompleta);