Confronto durante reintegração de posse deixa três feridos e 18 detidos
Conjunto de prédios da Caixa Econômica Federal foi invadido por aproximadamente 940 famílias; PM tentava entrar no local quando foi impedida com barricadas
Uma reintegração de posse de 31 prédios do Conjunto Residencial Caraguatatuba, na Rua Domingos Rubino, em Itaquera, Zona Leste, terminou em confronto entre a Polícia Militar e os moradores, que viviam ali irregularmente desde o ano passado. Para evitar a entrada da PM, os manifestantes fizeram barricadas em ruas que dão acesso ao conjunto. Três pessoas foram detidas e 18 ficaram feridas, segundo a polícia.
+ Secretário de Cotia é preso por agressão em motel
+ Imobiliária que vetou locação para homossexuais é multada
Perto da entrada principal do condomínio, policiais tentavam avançar com escudos e cassetetes, enquanto moradores jogavam pedras. Por volta das 11h30, os ocupantes começaram a sair dos apartamentos carregando colchões e eletrodomésticos. Às 12h, um apartamento começou a pegar fogo. Em uma quadra, os moradores escreveram frases como “temos crianças nos apartamentos” e as palavras “deficientes” e ‘idosos”.
O grupo formado por 940 famílias havia ocupado os imóveis em julho de 2013. Aproximadamente 120 policiais da Tropa de Choque, da Força Tática e de batalhões da região participam da ação. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) estima que cerca de 3 000 pessoas estavam na ocupação.
Os imóveis pertencem à Caixa Econômica Federal e são destinados às famílias cadastradas no programa do governo Minha Casa, Minha Vida.
Em nota, “a Caixa esclarece que não negocia com invasores e busca sempre preservar o direito dos reais beneficiários”. O banco afirmou que as obras estavam concluídas e aguardava o processo de legalização para a entrega das unidades aos solicitantes. O sorteio estava previsto para ocorrer entre 7 e 9 de agosto de 2013, mas o empreendimento foi invadido no fim de julho de 2013, impedindo a determinação.