Receita de tiramisu da Osteria del Pettirosso
Chef Marco Renzetti: a sobremesa clássica à base de café e chocolate fica mais bonita se servida em taça
Ingredientes
4 gemas de ovos caipira de muito boa qualidade (certificado de procedência)
4 colheres (sopa) de queijo mascarpone
4 colheres (chá) de açúcar
200g de pão-de-ló (pode ser substituído, na mesma quantidade, por bolachas champanhe)
4 doses de café expresso
2 colheres de pó de café misturadas com 2 colheres de cacau em pó.
Modo de preparo
Prepare o creme de mascarpone batendo o queijo junto com o açúcar e as gemas de ovo com uma batedeira elétrica, até o creme ficar consistente. Cuidado: se passar do ponto, o mascarpone começa a virar manteiga e o creme fica irremediavelmente perdido.
Acomode no fundo da taça um disco de pão-de-ló e molhe-o com um terço do café. Com uma colher, cubra com creme de mascarpone. Repita a camada de pão-de-ló embebido em café e outra de creme de mascarpone. Quem quiser ser generoso pode acrescentar mais camadas. A última é sempre de creme de mascarpone.
Pulverize a superfície da sobremesa com os pós de café e de cacau. Uma opção é acrescentar licor de café ao expresso no qual será embebido o pão-de-ló. Deixe em geladeira por duas horas antes de servir, para que os ingredientes fiquem bem gelados. O chef reforça que é fundamental escolher ingredientes de alta qualidade para que o resultado seja bom, e sugere montar a sobremesa em porções individuais, em taças cônicas de boca bem larga ou nas usadas para martini.
Rendimento: 4 porções