Continua após publicidade

Rachas memoráveis em São Paulo

Cidade abriga competições oficiais de velocidade desde 1908 e é a única a sediar provas da Fórmula 1 e da Fórmula Indy

Por Jéssika Torrezan
Atualizado em 14 Maio 2024, 11h06 - Publicado em 30 nov 2011, 16h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O início

    A paixão de São Paulo pelo automobilismo não é nova: já ocorrem competições na cidade desde o começo do século passado. O “autódromo” da época era, na verdade, um hipódromo, o da Mooca. Em 1902, três automóveis usaram a pista do local para realizar um “pega”, mas a primeira competição oficial só foi realizada em 1908. Organizada pelo recém-criado Automóvel Clube do Brasil, o Circuito de Itapecerica começava no Parque Antártica, em São Paulo, e ia até o centro de Itapecerica da Serra, em um percurso de 75 quilômetros. A corrida foi vencida por Sylvio Alvares Penteado, dirigindo um Fiat cuja velocidade média era de 50 quilômetros por hora.

    + São Paulo: a cidade do motor

    + Campanhas publicitárias que transformaram carros em ícones

    + De olho nos proximos 50 anos

    Tragédia na Avenida Brasil

    Continua após a publicidade

    Realizado há 75 anos, o Grande Prêmio Cidade de São Paulo foi uma festa que terminou em tragédia. Em 12 de julho de 1936, a Avenida Brasil e outras ruas do Jardim América se transformaram em um palco para os grandes pilotos da época, como os brasileiros Chico Landi e Manuel de Teffé, os italianos Carlo Pintacuda e Attilio Marinoni e a francesa Hellé-Nice. Fontes não oficiais calcularam que 150.000 pessoas acompanharam a corrida de perto. Tão perto que, em alguns trechos, apenas cordas separavam o público dos carros. Os italianos fizeram a dobradinha, com Pintacuda em primeiro. Em disputa pelo terceiro lugar, Teffé e Hellé-Nice se chocaram na reta final e o bólido da francesa voou sobre a plateia. O saldo foi de quatro mortos e mais de trinta feridos. A fatalidade apressou a busca por um local mais adequado para as provas. Quatro anos depois, era inaugurado o Autódromo de Interlagos.

    A versatilidade de Interlagos

    Algumas categorias e provas que o autódromo abriga

    Publicidade
    Publicidade

    – Stock Car

    – Campeonato Paulista de Automobilismo

    Continua após a publicidade

    – Mil Milhas Brasileiras

    – Racha em Interlagos

    – Itaipava GT Brasil

    – Porsche GT3 Cup Challenge Brasil

    – Campeonato Brasileiro

    Continua após a publicidade

    – Racing Festival

    – Grande Prêmio Cidade de São Paulo

    – Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck

    Autódromo Internacional "José Carlos Pace"
    Autódromo Internacional "José Carlos Pace" ()


    Uma nova pista

    Continua após a publicidade

    Em 1990, no aniversário de cinquenta anos do autódromo, o traçado do circuito foi alterado. O original, de 1940, contava com quase 8 quilômetros. Com a reforma, passou a ter 4,3 quilômetros. Um dos destaques do novo percurso, o S do Senna, foi desenhado com a ajuda do próprio tricampeão mundial de F1. Confira (na planta original da reforma, acima) a diferença entre os dois circuitos.

    Publicidade
    Publicidade

    8 episódios que marcaram os trinta anos do GP Brasil de Fórmula 1

    1972 – Na primeira prova disputada no país, o carro de Emerson Fittipaldi quebrou nas últimas voltas: o vencedor foi o argentino Carlos Reutemann

    1973 – Primeira vitória de Fittipaldi em Interlagos

    Publicidade

    1975 – Dobradinha brasileira, com José Carlos Pace em primeiro e Fittipaldi em segundo

    Continua após a publicidade

    1991 – Com o câmbio da McLaren travado, Ayrton Senna conquista a vitória no Brasil, para delírio dos espectadores

    Publicidade

    1993 – Senna ultrapassa Damon Hill na subida do Laranjinha e conquista o primeiro lugar

    2005 – Fernando Alonso comemora o título, na primeira vez que o GP Brasil consagrou um campeão

    Publicidade

    2007 – Felipe Massa dá passagem para Kimi Raikkonen, seu companheiro na Ferrari, conquistar o título

    2008 – Massa vence a corrida, mas perde a chance de ser campeão na última curva, após uma ultrapassagem que deu o quinto lugar, e o título, a Lewis Hamilton

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.