Avatar do usuário logado
OLÁ,

Saiba quantas terras indígenas existem na capital e no estado de SP

No sábado (19) se comemora o Dia dos Povos Indígenas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 abr 2025, 12h10 - Publicado em 16 abr 2025, 11h59
terras-indigenas-em-sp
Saiba quantas terras indígenas tem o estado (Rovena Rosa/ Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

O Dia dos Povos Indígenas será comemorado no próximo sábado (19) e a data é marcada como propósito de reconhecer o direito desses povos de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões, de acordo com a nova lei que instituiu a data em 2022. No mesmo ano, o Censo apontou que 48 418 indígenas vivem nas cidades do estado de São Paulo, em mais de 30 terras demarcadas.

Segundo informações da Comissão Pró-Índio de São Paulo, a Grande São Paulo tem dois tipos de situação: as terras Guarani localizadas na Zona Sul e Oeste, chamadas Jaraguá e Tenondé Porã, além de populações indígenas, em sua maior parte proveniente de migrações de diversas regiões do país, que estão distribuídas nos bairros.

Confira abaixo quais são as terras indígenas localizadas na capital.

Aldeias indígenas na Zona Sul de São Paulo

De acordo com a Comissão Pró-Índio de São Paulo, a Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul da cidade, próximo à represa Billings, tem 15.969,000 hectares e uma população de 644 indígenas Guarani Mbya. Nela, estão as aldeias Karumbe’y, Pai Matias, Ventura oikoa, Guyrapaju, Kuaray Rexakã, Kalipety, Yyrexakã, Tekoa Porã, Tape Mirim, Nhamandu Mirῖ, Yporã, Ka’aguy Mirῖ, Takua Ju Mirĩ, Ka’aguy Hovy e Kuaray Oua.

O local conta com diversas estruturas como Escola Estadual Indígena, Posto de Saúde, Centro de Cultura e Educação Indígena (CECI), além de roças e espaços coletivos.  É possível visitar as aldeias da área, que possuem plano de visitação, solicitando no site

Continua após a publicidade

Outra terra demarcada na Zona Sul fica às margens da represa Billings. É a aldeia Krukutu dos Guarani Mbya, que conta com 225 habitantes e 25 880 hectares, de acordo com dados do Sesai de 2023.

Também no extremo da região sul da cidade, está a aldeia Rio Branco, disposta na divisa dos municípios de São Paulo, Itanhaém e São Vicente. A terra Guarani Mbya foi homologada em 1987 e possui 30 pessoas vivendo em 2 856 hectares.

Aldeia indígena na Zona Oeste de São Paulo

A Terra Indígena do Jaraguá é a menor do Brasil com apenas 532 hectares abrigando 666 pessoas dos povos Guarani Mbya e Tupi-Guarani. Homologada em 1987 e declarada em 2024, a TI possui as aldeias Pyau, Itakupe, Yvy Porã, Ita Endy, Ita Vera, Ytu e Pindo Mirĩ. A Tekoa Pyau, que fica no Pico do Jaraguá, abre visitações no site.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.