Conheça o projeto que deve guiar a restauração do Museu Paulista
Escritório paulistano de arquitetura venceu concurso nacional para restauro e modernização do prédio
Um dos mais importantes patrimônios culturais do país, o Museu do Ipiranga tem agora um projeto para guiar sua renovação. Foi divulgado o resultado do concurso de arquitetura para o restauro e a modernização do edifício-monumento fechado há quatro anos.
A proposta do escritório H+F tem alterações discretas, com foco em mudar o mínimo possível a estrutura e o visual do prédio. Destaque para a criação de um espaço integrado que deve abrigar os principais serviços do museu. Há também um terraço-mirante que fica oculto para quem chega pelo lado de fora.
Os arquitetos tem até doze meses – contados a partir da assinatura do contrato – para apresentar o projeto executivo do restauro. O custo é de 5,6 milhões. Além disso, faturam um prêmio de 25 000 reais.
O museu foi fechado em agosto de 2013 porque estava caindo aos pedaços. Em paralelo às reformas, a USP (responsável pela administração) passou a transferir seus acervos para viabilizar a execução das obras. De abril a junho, cerca de 300 000 livros e documentos foram transferidos a dois imóveis vizinhos.
Com o projeto finalizado, a USP poderá efetuar a licitação das obras, que deverão ter início em 2019. A previsão de reabertura é para 2022, a mesma divulgada há quatro anos atrás.