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Procon notifica companhias aéreas sobre providências em Congonhas

Pista ficou interditada no domingo após acidente na pista principal, provocando atrasos e cancelamentos

Por Agência Brasil
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h27 - Publicado em 11 out 2022, 19h38
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  • Foto de aeronave parada ao lado do barranco da pista, no Aeroporto de Congonhas.
    Aeronave parou rente ao barranco, após pneu estourar em Congonhas. (Redes Sociais/Reprodução)

    As empresas Latam, Voepass, Gol e Azul foram notificadas pelo Procon-SP e deverão informar quais foram as providências adotadas para atender aos direitos do consumidor depois dos atrasos e cancelamentos de voos provocados pelo acidente que interditou a pista de voo do Aeroporto de Congonhas no domingo (9). As empresas têm até a meia-noite de hoje (11) para responder ao Procon-SP.

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    Segundo o órgão de defesa do consumidor, entre os direitos estão a utilização de canais de comunicação, como internet e telefone no caso de atrasos de 1 hora; atrasos de 2 horas a empresa deve oferecer alimentação adequada; atrasos superiores a 4 horas, o consumidor tem direito a serviço de hospedagem, em caso de pernoite, e traslado, além de opções de reacomodação de voo, execução do serviço por outra modalidade de transporte ou o reembolso do valor total da passagem. Porém, nessas situações, a empresa aérea não é obrigada a manter a assistência material.

    “Se o consumidor estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a sua residência e desta para o aeroporto. Além desses direitos, é dever da companhia aérea prestar informações de maneira clara e precisa aos consumidores. O passageiro deve procurar o balcão de embarque da companhia ou o balcão de atendimento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dentro do aeroporto para buscar informações sobre o problema”, informou o Procon-SP.

    O consumidor que não for atendido em seus direitos poderá registrar reclamação junto ao Procon-SP.

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