Prefeitura quer criar anel cicloviário em São Paulo
Apesar da meta de criar 1 400 quilômetros de vias, gestão Covas vai apagar trechos ainda em 2018

O prefeito Bruno Covas anunciou nesta sexta-feira (3) um plano para criar, pelos próximos dez anos, 1 400 quilômetros de vias destinadas a bicicletas. A ideia é construir um anel cicloviário em avenidas importantes. como as marginais Tietê e Pinheiros, além de Bandeirantes, Tancredo Neves, Juntas Provisórias e Salim Farah Maluf.
São Paulo tem hoje 498,3 quilômetros, sendo 468 de ciclovias (estrutura elevada em relação ao viário) e ciclofaixas (via com pintura vermelha no asfalto).
Há ainda 30 quilômetros de ciclorrotas, estruturas com sinalização pintada no asfalto e placas indicando rota para ciclistas, que dividem espaço com os veículos.
O foco será na conexão da rede cicloviária a terminais de ônibus e estações de trens e Metrô. O conceito segue caminho previsto pelo Plano de Mobilidade, planejamento lançado três anos atrás e que norteia o crescimento da rede cicloviária da metrópole até 2030, com mapas e diretrizes.
O plano agora será apresentado e discutido em audiências prefeituras regionais – como previsto em lei -, na Câmara Temática de Bicicleta (CTB) e no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). Há ainda o planejamento da distribuição de bicicletários, paraciclos e “bike stops” (cabines onde o ciclista possa tomar banho e trocar de roupa).
A proposta da prefeitura não cita os recursos necessários para expandir a rede nem cronograma ano a ano, o que deve ser discutido nas audiências públicas.
No orçamento da cidade para 2018, há 9 milhões de reais previstos para obras e manutenção de ciclovias, mas até agora nada foi gasto.
Enquanto o grosso do plano não será executado em um espaço curto de tempo, a gestão Covas pretende dar andamento até o fim do ano a propostas que estão há mais de um ano sendo discutidas, como em Pinheiros (Zona Oeste) e na Vila Prudente (Leste).
Nesse último bairro, o ex-secretário de mobilidade Sérgio Avelleda chegou a participar de audiências públicas, em que se cogitou transferir as rotas segregadas para outros pontos, como a Avenida Zelina, uma das mais movimentadas da região, mas agora a gestão tucana anunciou a supressão total dos trechos.
Veja abaixo as ciclovias que sofrerão mudanças em 2018:
- Nova ciclofaixa conectando a Rua Costa Carvalho ao terminal de ônibus Pinheiros, na Zona Oeste;
- Obras na ciclofaixa Fernandes Moreira, que será substituída pela ciclofaixa Alexandre Dumas, na Granja Julieta (Zona Sul).
- Supressão das ciclofaixas da Vila Prudente e da Vila Alpina. Nesses locais, a prefeitura afirma que os ciclistas poderão contar com a ciclovia existente na Avenida Luís Ignácio de Anhaia Melo, que margeia, mas não corta os bairros.
- Substituição da ciclofaixa da Rua Lopes de Azevedo (apagada no ano passado pela Prefeitura Regional do Butantã) por uma ciclorrota dentro da mesma via, com barreiras como lombadas.
Com Estadão Conteúdo.