Continua após publicidade

Prefeitura libera R$ 723 mil para reforma da marquise do Parque Ibirapuera

Justiça determinou interdição da estrutura por risco de colapso; Secretaria do Verde já havia alertado sobre necessidade de realização de obras de reparo

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 16h43 - Publicado em 31 dez 2020, 08h54
A marquise do Ibirapuera, ponto de encontro de diferentes turmas, que deverá passar por reforma autorizada pela Prefeitura.
Marquise do Parque Ibirapuera (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A prefeitura de São Paulo liberou R$ 723 mil solicitados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente para a contratação de um projeto para a reforma emergencial da marquise do Parque Ibirapuera, que foi interditada pela Justiça no início do mês devido ao risco de colapso. As informações são do G1.

A Secretaria da Fazenda liberou o recurso no último dia 12 de dezembro. O valor é referente apenas ao projeto básico, que deverá realizar os estudos técnicos necessários e o orçamento final para a realização da reforma em si.

Continua após a publicidade

Em nota, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente afirmou que “ainda não é possível determinar prazo para início da obra” e que “será realizada licitação para escolha da empresa responsável pela elaboração do projeto”.

Continua após a publicidade

Após a finalização do projeto de reforma, outra licitação definirá a empresa que realizará a obra.

+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Continua após a publicidade

Segundo a matéria publicada pelo G1 o termo de referência que define as regras que a empresa contratada deverá seguir para a elaboração do projeto afirma que “nenhuma das duas reformas realizadas na Marquise até o momento (1987 e 2012) contemplou, em seu escopo de intervenções, melhorias no revestimento de sua laje inferior (forro), com exceção de pintura e iluminação.”

Diz também que a “laje apresenta patologia estrutural visível: infiltrações, trincas e fissuras, rompimento das cabeças de diversos pilares por cisalhamento (que comprometem a estabilidade da estrutura em diversos pontos isolados).”

De acordo com a matéria, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente já havia alertado a prefeitura de São Paulo em maio deste ano que era “urgente a realização de obras emergenciais” na estrutura, por conta do “risco à segurança pública”.

Continua após a publicidade

Projetadas pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Hélio Uchoa Cavalcanti, Eduardo Kneese de Mello e Zenon Lotufo, a marquise do Ibirapuera foi construída em 1954 para as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo.

Continua após a publicidade
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.