Prefeitura de São Paulo inaugura nova Casa Mãe Paulistana
Espaço pioneiro, localizado em Itaquera, abre amanhã e é destinado a acolher mães de pessoas com deficiência
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), inaugura no dia 14 de novembro, às 10h, a Casa Mãe Paulistana para Mães de Pessoas com Deficiência, um espaço pioneiro no país dedicado ao acolhimento, cuidado e fortalecimento de mães e cuidadores de pessoas com deficiência.
Localizada na Rua Américo Salvador Novelli, nº 416, em Itaquera (a 7 minutos de carro e 15 minutos de ônibus, do Metrô Corinthians-Itaquera), a Casa Mãe Paulistana nasceu com o propósito de cuidar de quem cuida.
O espaço, que vai funcionar de terça a sábado, das 8h às 17h, irá oferecer acolhimento emocional, apoio social e oportunidades de formação para mulheres que, muitas vezes, enfrentam rotinas intensas e acabam deixando o autocuidado em segundo plano.
O público-alvo são mães e cuidadores de pessoas com deficiência, e a proposta é criar um ambiente de escuta e pertencimento, onde essas mulheres possam reencontrar sua identidade, desenvolver novas habilidades e ampliar suas redes de apoio.
Com pouco mais de 475 m² de área construída, a estrutura foi planejada com acessibilidade plena: sanitários acessíveis, pisos e rotas táteis, corrimãos, guarda-corpos, mapa tátil, sinalização de portas, degraus e passagens, além de elevador.
O ambiente conta ainda com copa, refeitório, depósito, quatro salas de atendimento, recepção, área de convivência, sala administrativa e três salas multiuso. Serão mais de 20 profissionais atuando nas áreas de coordenação, atendimento e oficinas.
A Casa Mãe Paulistana para Mães de Pessoas com Deficiência prevê a realização mensal de 2.700 atendimentos, distribuídos em 640 atividades individuais e 184 atividades coletivas. Entre as ações desenvolvidas, estão atividades coletivas voltadas para diferentes dimensões do cuidado e da autonomia.
Conheça as atividades
Culturais: voltadas à promoção da expressão artística e cultural, estimulando a criatividade e valorizando as diversas formas de manifestação artística;
Físicas: voltadas à promoção da saúde física e mental, incentivando o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades de forma colaborativa;
Empreendedorismo: voltadas à capacitação para o mercado de trabalho e ao estímulo do desenvolvimento de habilidades empreendedoras;
Bem-estar e Autonomia Social: voltadas à promoção do equilíbrio emocional e ao desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para a vida em sociedade;
Expansão dos Horizontes: ampliam as oportunidades oferecidas pela Casa Mãe Paulistana, ajudando as participantes a conhecerem novas experiências, se integrar à comunidade e descobrir novas habilidades e interesses;
Cursos de Formação: têm como objetivo oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal.
Até 2028, mais três unidades serão implantadas nas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade, ampliando o alcance e o impacto dessa política pública inovadora, que tem como objetivo fortalecer o cuidado com quem dedica a vida a cuidar do outro.
Agendamento para triagem
A partir do dia da inauguração, basta acessar o site da Casa Mãe Paulistana, clicar em “Agende sua triagem aqui”, disponível no menu esquerdo, e depois selecionar “Iniciar Cadastro”. Após isso, o participante deve ler e autorizar o uso de seus dados, além de verificar se possui todos os documentos necessários: comprovante de residência atualizado (dos últimos três meses, com CEP), laudo médico com diagnóstico da deficiência e documento de identidade com foto do responsável e da pessoa com deficiência.
Primeira flagship da adidas Originals chega ao Brasil em SP
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
O som de Ibiza em SP: Circoloco volta ao Brasil com estrelas da house music
Suzane von Richthofen volta ao Instagram após “Tremembé”
Tremembé: Sandrão revela detalhes da paixão por Suzane





