Prédio que pegou fogo no centro começa a ser preparado para demolição
A demolição completa pode demorar até seis meses, disse secretário de infraestrutura e obras da prefeitura
O prédio que pegou fogo no centro de São Paulo no último domingo (10) começou a ser demolido neste sábado (16). O incêndio demorou quatro dias para ser totalmente extinto e comprometeu as estruturas do edifício, que corria o risco de desabar.
De acordo com Marcos Monteiro, secretário de infraestrutura e obras da prefeitura, em entrevista à Globo, a demolição completa pode demorar até seis meses. Os trabalhos irão acontecer todos os dias semana, entre às 7h e 17h.
+ A história de Giva, que aos 22 é CEO de empresa nascida em Paraisópolis
Neste sábado, tapumes serão colocados no local formando uma espécie de canteiro de obras na Rua Barão de Duprat. Também serão instaladas redes de proteção para cobrir o prédio.
Depois, será feita a parte de limpeza (retirada de tudo o que restou dentro do prédio) e escoramento de todos os andares. Vistorias poderão determinar como a demolição irá acontecer. A empresa responsável pela demolição é a G2O Gerenciamento e Obras.
Em entrevista à Vejinha, o engenheiro Rafael Timerman, diretor do Instituto de Engenharia de São Paulo, já havia dito que a melhor forma a ser empregado na demolição é o de demonstre controlado.
Como o próprio nome diz, no desmonte controlado, as peças do edifício são retiradas por partes, num estilo Lego, e, se necessário, algumas estruturas são reforçadas antes de serem retiradas. “Assim como se faz um projeto para construir, é necessário até ensaios para demolir”, explica o especialista.