Como deve ficar a Praça Benedito Calixto após a revitalização
Obras devem começar em janeiro de 2020 e terminar no fim do ano; custo fica na faixa de 995 700 reais, pagos pela iniciativa privada

As obras de revitalização da badalada Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital, devem começar em janeiro de 2020. Cercado por lojas descoladas e barzinhos, o pedaço é famoso também pela feirinha de antiguidades, responsável por fazer o endereço bombar aos sábados.
A ideia de repaginar a praça é resultado de uma parceria entre a subprefeitura do bairro, a Associação Nacional de Paisagismo (ANP) e a L’oeil, loja de decoração localizada nos arredores. As obras serão feitas com base no projeto urbanístico vencedor de um concurso, lançado pelas instituições em maio.
Quem ganhou foi um coletivo de arquitetos composto por Daniel Prazeres, Ila Rosseti, Sueli Garcia e Camila Coutinho, autores de um projeto que pretende tornar a região ainda mais verde. A proposta prevê o plantio de mais árvores no ambiente, que já é bastante arborizado, e reforçar a iluminação. O projeto deve custar cerca de 995 700 reais. O limite imposto pelo concurso era de 1 milhão de reais. A ação será bancada com recursos provenientes da iniciativa privada.

A iniciativa propõe ainda transformar um grande espaço utilizado pelos moradores para brincar com seus animais de estimação em uma quadra poliesportiva coberta.

O escritório sugeriu a instalação de um novo mobiliário na área: mesas e banquinhos devem ficar espalhados por vários pontos, como alternativa de descanso a quem passar por ali. Outra opção para relaxar oferecida serão os parklets em uma das laterais da praça, em frente a bares.

A criançada também foi contemplada. Após a reforma, a Benedito deve ganhar um novo playground, substituindo o que já existe por lá.

Inspirado por pontos turísticos do exterior, o coletivo propôs também a instalação de um grande letreiro com nome da praça em uma de suas pontas. O local liga as ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde.
A previsão de conclusão da reforma é o fim do ano de 2020. A ideia, segundo informações da L’oeil, é não interferir nos eventos que ocorrem toda semana na praça, como a feira de antiguidades, que seguirá todo sábado.
Até o início das obras, as entidades envolvidas no processo de revitalização da Benedito Calixto concentram esforços para iniciar a captação de recursos para a reforma.