Continua após publicidade

Por onde andam os atores de ‘Chaves’?

Alguns já faleceram e outros assumiram outras profissões

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h07 - Publicado em 17 jun 2016, 18h32

Hit entre crianças e adultos desde a década de 80, o seriado Chaves é uma grande atração do SBT e queridinho do patrão Silvio Santos. A história do garotinho orfão que mora dentro de um barril e tem vizinhos curiosos caiu nas graças dos brasileiros e ainda costuma mover fãs a convenções e exposições que acontecem sobre o programa.

Nesta sexta (17), mais um personagem deixa saudades para quem curte a série: Ruben Aguirre, o Professor Girafales, teve sua morte divulgada pelo Twitter logo no começo do dia. Confira por onde andam os outros atores e aproveite para matar a saudade de seus personagens favoritos:

Roberto Bolaños Chaves

Roberto Bolaños Chaves

Nome: Roberto Goméz Bolanõs

Personagem: Chaves

O protagonista da série morreu em 2014 com 84 anos por conta de um ataque cardíaco. Casado com Florinda Meza, a Dona Florinda, Chespirito (como era conhecido) teve seis filhos, mas nenhum com Florinda. Além do garoto orfão, o ator criou diversos personagens como Chapolin e Dr. Chapatin, lembrados após sua morte em um mural no bairro do Campo Limpo.

Continua após a publicidade

+ Aula de Psicologia com Chaves: o caso dos ganhos secundários

ruben aguirre professor girafalez
ruben aguirre professor girafalez ()

Nome: Ruben Aguirre

Personagem: Professor Girafales

O intérprete do professor de toda a turminha faleceu nesta sexta (17), e a causa da morte ainda não foi revelada. O artista já sofria de complicações de saúde há algum tempo e se locomovia com cadeira de rodas por conta de um acidente que sofreu em 2007 – por isso não costumava fazer muitas aparições públicas. Também apelidado de Mestre Linguiça, o personagem era o par romântico de Dona Florinda, a mãe de Kiko, que recebia flores em todas as visitas do seu amado.

Continua após a publicidade
florinda meza

florinda meza

Nome: Florinda Meza

Personagem: Dona Florinda

A mulher mais brava da vila, que morava na casa número 14, era na vida real casada com Roberto Bolaños, o Chaves. Atualmente, com 67 anos, ela se envolveu em uma polêmica ao comentar em entrevista para o apresentador Gugu que Ramón Váldes, o Seu Madruga, tinha problemas com drogas. A declaração foi contestada pelo colega de elenco Carlos Villagrán, o Quico, e por familiares de Váldes. Após o programa, ela ainda tentou se manter na ativa trabalhando como produtora de novelas mexicanas na própria Televisa.

+ Emissora divulga fotos dos bastidores de Chaves

Continua após a publicidade
Ramón Valdés
Ramón Valdés ()

Nome: Ramón Valdés

Personagem: Seu Madruga

Um dos mais carismáticos personagens da vila, tinha problemas com dívidas, brigava sempre com as crianças e vivia apanhando da vizinha Dona Florinda. Apesar de tudo, Seu Madruga dava lições importantes como “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena” e outras não tão inspiradoras como “não há trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar”. Intérprete que era tão querido quanto o personagem, Ramón Valdés faleceu em 1988 por conta de um câncer no estômago que muitos acreditam ter sido agravado pelo uso excessivo de cigarros. O artista é sempre lembrado com carinho pelos colegas de elenco.

Kiko Carlos Villagran
Kiko Carlos Villagran ()
Continua após a publicidade

Nome: Carlos Villagrán

Personagem: Quico

O garotinho bochechudo e escandaloso, amigo de Chiquinha e Chaves, ganhou vida a partir da performance de Carlos Villagrán que (pasmem!) não usava enchimento nas bochechas para fazer as caretas do menino. O ator, que hoje tem 72 anos, não desistiu da vida artística e ainda se apresenta com o personagem. Esteve no Brasil no ano passado para conhecer o mural grafitado pelo artista Paulo Terra. Sua saída do elenco antes do fim do programa se deu por conta de desavenças com o casal Florinda e Bolaños sobre quem ele costuma fazer duras críticas.

+ “Meu episódio favorito é o de Acapulco”, diz a intérprete de Chiquinha

chiquinha_ed. 2341_terraço
chiquinha_ed. 2341_terraço ()
Continua após a publicidade

Nome: Maria Antonieta de Las Nieves

Personagem: Chiquinha

A atriz por trás de Chiquinha e (spoiler) de sua Avó Dona Neves também não se dava muito bem com o casal formado por Chaves e Dona Florinda. Os episódios de desavenças incluem declarações de Maria Antonieta dizendo que Florinda traía Bolaños. Apesar de toda a polêmica que envolve o elenco até hoje, a atriz que tem 65 anos não desistiu de Chiquinha e faz aparições vestida como a personagem. Já visitou países como Estados Unidos e Peru, além do Brasil. Entre as empreitadas da artista, estão apresentações em circos e o show Fijate, Fijate, Fijate (que significa o famoso bordão Pois é, Pois é, Pois é).

edgar-vivar
edgar-vivar ()

Nome: Edgar Vivar

Personagem: Sr. Barriga

Com forma física bem mais enxuta do que a da época em que dava vida aos personagens Sr. Barriga e Nhonho, o artista não se veste mais com o famoso terno, mas costuma aparecer em eventos para receber seus fãs. Usuário ativo do Twitter, costuma comentar sobre viagens e visitas que faz e da peça de teatro em que atuou recentemente. Em 14 de maio deste ano ele esteve em São Paulo para um encontro de fãs que também contou com a presença de Paty – a garota mais bonita da vila.

Ana Lilian de la Macorra chaves
Ana Lilian de la Macorra chaves ()

Nome: Ana Lilian de la Macorra

Personagem: Paty

A atriz que vivia garotinha que arrancava suspiros de todos os meninos da vila não seguiu carreira artística e tornou-se uma psicóloga. Para a alegria dos fãs, Ana Lilian, apareceu em uma convenção de fãs em São Paulo no dia 17 de maio. Com 57 anos, ela ainda esbanja beleza.

+ Quinze endereços para comer deliciosas versões de churros

angelines fernandez
angelines fernandez ()

Nome: Angelines Fernández

Personagem: Bruxa do 71… ops! Dona Clotilde

Apaixonadíssima pelo Seu Madruga, a moradora da casa mais temida da vila precisava sempre lembrar os garotos que não era nenhuma bruxa. Apesar do visual um pouco macabro no programa, a atriz Angelines foi uma bonita jovem que apareceu em diversos filmes mexicanos. Ela faleceu em 1994, por câncer de pulmão com, coincidentemente, 71 anos. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.