Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Polícia identifica dois suspeitos de ataques a ônibus na Grande SP

Ao todo, nove foram presos por suspeita de participação nas ações; motivação ainda é desconhecida

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 jul 2025, 11h50 - Publicado em 23 jul 2025, 11h50
Em nota, a SPTrans declarou que os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade
Em nota, a SPTrans declarou que os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade (Paulo Pinto/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

A Polícia Civil identificou dois irmãos suspeitos de envolvimento nos ataques a ônibus em cidades do ABC Paulista e na capital paulista. Na terça-feira (22), um deles foi conduzido à delegacia de São Bernardo do Campo para prestar depoimento, de acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública).

Conforme as investigações da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), de São Bernardo do Campo, um dos homens foi identificado em pelo menos 18 casos que aconteceram na região e também é investigado por um dano causado a um ônibus na capital.

Suspeitos identificados

Foram avaliadas informações do carro usado por ele com imagens de câmeras de segurança e do sinal de celular.

Os policiais estiveram também em dois endereços ligados ao suspeito e encontraram em um armário diversas esferas de metal e na casa dele um estilingue usado nos casos de vandalismo contra os coletivos.

O homem foi descoberto após a identificação de um carro usado por ele nas proximidades dos locais onde aconteceram os atos de vandalismo. O irmão dele, que mora na região de Osasco, é investigado por dar suporte nas depredações.

Continua após a publicidade

Segundo a Polícia Civil, durante as investigações, foram coletados diversos elementos que indicaram que as ações estariam planejadas há alguns meses.

Os suspeitos poderão responder por dano qualificado e atentado contra a segurança de transporte público. O Deic de São Bernardo do Campo pediu à Justiça a prisão preventiva de ambos.

Entenda ataques

As ataques aos ônibus acontecem de forma distribuída por todas as regiões da capital e na Grande São Paulo. Até semana passada, 506 veículos foram depredados.

Continua após a publicidade

Com a prisão de terça, o número de detenções no caso chega a nova. Além das investigações, a Polícia Militar intensificou o policiamento em todo o estado.

As motivações para o crime e o recrutamento de outros envolvidos nos ataques ainda não foram esclarecidos pela polícia, que continua com as investigações.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês