As cinco personalidades negras que vão ser homenageadas com estátuas em SP
Prefeitura divulgou resultado da consulta pública realizada em novembro
A prefeitura divulgou o resultado da consulta pública realizada para eleger cinco personalidades negras que serão homenageadas com estátuas na cidade. A votação ocorreu entre 10 e 25 de novembro pela plataforma Participe+ e fez parte das celebrações do Dia da Consciência Negra.
Os nomes escolhidos pela população foram: a cantora Elza Soares, o geógrafo Milton Santos, a lalorixá Mãe Sylvia de Oxalá, o cabo condenado à morte que inspirou o nome do bairro da Liberdade, Chaguinhas, e a escritora e filósofa Lélia Gonzales.
Também concorriam na votação ícones como Abdias do Nascimento, Grande Otelo, Mussum, Dandara, Ruth de Souza, Tereza de Benguela, Laudelina de Campos Melo, Iracema de Almeida e os irmãos Rebouças.
+ O calor vai dar trégua? Confira a previsão do tempo para a semana em SP
Segundo a secretária de cultura Aline Torres, das 390 obras em acervo público, apenas cinco homenageavam pessoas negras antes de sua gestão. Outras cinco foram inauguradas entre 2021 e 2022: o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, a escritora Carolina Maria de Jesus, a sambista Deolinda Madre (Madrinha Eunice), o sambista Geraldo Filme e o músico Itamar Assumpção.
Agora, serão quinze homenagens ao todo. Os locais de cada escultura serão divulgados em breve pelos canais da Secretaria Municipal de Cultura.