Capital paulista terá cinco novas estátuas de personalidades negras
Paulistanos poderão definir os homenageados até este sábado (25) no site do Participe+
A cidade de São Paulo irá ampliar o acervo de obras e monumentos referentes a personalidades negras brasileiras. Para isso, a Secretaria Municipal de Cultura está com uma consulta pública no canal Participe+, na qual os paulistanos podem escolher os cinco homenageados que terão estátuas construídas em espaços públicos.
Na lista, estão 14 nomes, entre eles artistas como Elza Soares, Mussum, Ruth de Souza, Abdias Nacimento e Grande Otelo, além de personalidades como o geógrafo Milton Santos, a filósofa Lélia Gonzalez, a médica Iracema de Almeida, pioneira em estudos de anemia falciforme, e a ialorixá Mãe Sylvia de Oxalá, responsável pelo primeiro espaço de Camdomblé tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) como patrimônio Histórico e Cultural.
Além deles, figuras importantes para a memória do movimento negro no Brasil também concorrem, como Laudelina de Campos Melo, militante da Frente Negra Brasileira e destaque na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas, as líderes quilombolas Dandara de Palmares e Tereza de Benguela, o cabo Chaguinhas e os irmãos Rebouças, primeiros negros a cursarem a universidade e dois dos maiores engenheiros do país no século XIX.
O projeto foi anunciado pela prefeitura de São Paulo em 2020. Desde então, foram inauguradas cinco estátuas na cidade (confira as localizações abaixo): as dos sambistas Madrinha Eunice e Geraldo Filme, da escritora Maria Carolina de Jesus, do atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva e do cantor Itamar Assumpção.
De acordo com a secretaria, os monumentos foram concebidos por cinco escultores negros contratados em 2021. Para participar da votação é preciso criar uma conta no site participemais.prefeitura.sp.gov.br.
Estátuas já inauguradas
Carolina Maria de Jesus
Localização: Parque Linear Parelheiros, onde Carolina viveu por muitos anos, e onde se encontram o Centro de Cidadania da Mulher e o Ponto de Leitura Carolina de Jesus.
Geraldo Filme
Localização: Praça David Raw, na Barra Funda, próximo ao antigo Largo da Banana, muito frequentado por Geraldo e marca do samba paulistano.
Adhemar Ferreira da Silva
Localização: Canteiro central da Avenida Braz Leme, no bairro onde o atleta sempre morou, Casa Verde, e onde clubes de atletismo surgiram a partir do sucesso dele.
Deolinda Madre (madrinha Eunice)
Localização: Praça da Liberdade (sugerido pelos familiares e pelo pesquisador sobre samba Tadeu Kaçula).
Itamar Assumpção
Localização: Centro Cultural da Pena, no Largo do Rosário, número 20, onde Itamar gravou a trilogia Bicho de 7 cabeças, em 1993, e que também conta com um estúdio em sua homenagem.