Ciclistas tiram a roupa em protesto pela falta de segurança no trânsito
Dezenas de manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, na noite deste sábado (14)
Dezenas de ciclistas participaram da oitava edição da Pedalada Pelada, que ocorreu na noite deste sábado (14), na Avenida Paulista. A iniciativa, que estimula os manifestantes a tirar a roupa como forma de protesto, tem como objetivo ressaltar a fragilidade de quem dirige uma bicicleta em relação aos carros, motos, ônibus e caminhões.
+ Cafés, restaurantes e bares que têm vagas para bicicletas
O evento criado no Facebook para convocar os participantes reforçou as bandeiras levantadas pelo grupo. “Vamos mostrar como ‘nus’ sentimos no trânsito! Obsceno é o trânsito! Vamos mostrar a fragilidade de nossos corpos frente à violência do motor e da velocidade”, diz o texto de apresentação.
Cerca de 750 pessoas confirmaram a participação na rede social, mas a estimativa é de que menos de 100 paulistanos tenham comparecido, provavelmente devido à chuva. No ano passado, pedalada reuniu quase 400 ciclistas.
+ Três boas atrações na rota da Lapa
Como não é obrigatório ficar completamente nu, muitos apareceram por lá de cueca, calcinha e sutiã ou com alguma pintura cobrindo o corpo.
Um evento semelhante aconteceu na tarde de hoje no Rio de Janeiro. Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte e Campinas foram outras cidades que já reuniram os “ciclistas peladões”.