Continua após publicidade

Passageiro espera em média 18 minutos por transporte público

Pesquisa indica que tempo médio de viagem em 2022 em São Paulo foi de 62 minutos; paulistanos apontam longo tempo de espera como maior problema

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jan 2023, 12h16 - Publicado em 29 jan 2023, 11h53
Ônibus estacionados no terminal Parque Dom Pedro II, durante a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus na capital paulista
Ônibus estacionados no terminal Parque Dom Pedro II (Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

Em 2022, os passageiros esperaram, em média, 18 minutos pelo transporte público em São Paulo, e 32,36% esperam mais de 20 minutos. Os dados constam de um relatório feito pela plataforma de mobilidade Moovit, que ouviu usuários de transporte público em diversas cidades do mundo. No Brasil, a pesquisa ouviu 33 mil pessoas em dez municípios diferentes.

+ “Ou fazemos a tarifa zero ou Boulos ganha a eleição”, diz Milton Leite

A pesquisa mostra que três cidades brasileiras ficam entre as dez do mundo com o maior tempo médio de viagem, sendo Rio de Janeiro com 67 minutos em média, Recife com 64 minutos e São Paulo com 62 minutos.

Em relação às baldeações, 42,31% das viagens de transporte coletivo na capital paulista tiveram duas baldeações no ano passado, enquanto 18,98% três ou mais baldeações.

Continua após a publicidade

O relatório também mostra que, para 33,86% das pessoas ouvidas em São Paulo, os trajetos em uma única direção duraram entre uma e duas horas. Em 2020, essa taxa era de 34,9%. Esses dados incluem a caminhada até o modal de transporte escolhido, o tempo de espera e o tempo de deslocamento.

Os participantes da pesquisa responderam o que faria eles usarem transporte público com mais frequência, e para 22,63% dos paulistanos, a resposta foi maior frota de veículos e menor tempo de espera. Ter viagens mais baratas foi a resposta de 17,8% dos ouvidos e para 17,4%, passagens mais baratas seria o maior estímulo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.