Passageiro espera em média 18 minutos por transporte público
Pesquisa indica que tempo médio de viagem em 2022 em São Paulo foi de 62 minutos; paulistanos apontam longo tempo de espera como maior problema
Em 2022, os passageiros esperaram, em média, 18 minutos pelo transporte público em São Paulo, e 32,36% esperam mais de 20 minutos. Os dados constam de um relatório feito pela plataforma de mobilidade Moovit, que ouviu usuários de transporte público em diversas cidades do mundo. No Brasil, a pesquisa ouviu 33 mil pessoas em dez municípios diferentes.
+ “Ou fazemos a tarifa zero ou Boulos ganha a eleição”, diz Milton Leite
A pesquisa mostra que três cidades brasileiras ficam entre as dez do mundo com o maior tempo médio de viagem, sendo Rio de Janeiro com 67 minutos em média, Recife com 64 minutos e São Paulo com 62 minutos.
Em relação às baldeações, 42,31% das viagens de transporte coletivo na capital paulista tiveram duas baldeações no ano passado, enquanto 18,98% três ou mais baldeações.
O relatório também mostra que, para 33,86% das pessoas ouvidas em São Paulo, os trajetos em uma única direção duraram entre uma e duas horas. Em 2020, essa taxa era de 34,9%. Esses dados incluem a caminhada até o modal de transporte escolhido, o tempo de espera e o tempo de deslocamento.
Os participantes da pesquisa responderam o que faria eles usarem transporte público com mais frequência, e para 22,63% dos paulistanos, a resposta foi maior frota de veículos e menor tempo de espera. Ter viagens mais baratas foi a resposta de 17,8% dos ouvidos e para 17,4%, passagens mais baratas seria o maior estímulo.