Parque do Ibirapuera oferece alternativas para sossego e agitação
No espaço é possível fazer piquenique, passear de bicicleta, desfrutar da biblioteca ao ar livre e participar de provas esportivas
PARA QUEM QUER PAZ
Observação de aves
No verão, o parque recebe o príncipe, um pássaro migratório de penas vermelhas e pretas, originário do Hemisfério Norte. Pica-paus-de-cabeça-amarela costumam descansar perto do Córrego do Sapateiro.
Piquenique
Os gramados são um convite para esticar a toalha. Há também mesas
e bancos próximos à Praça da Paz para quem procura mais conforto e sombra.
Curso de botânica
A Escola de Jardinagem oferece aulas sobre o cultivo de orquídeas e plantas
medicinais e distribui mudas. Funciona de segunda a sexta (9h às 12h e 13h às 17h). Informações: tel. 5574-0705.
Planetário
Uma vez por mês, o Planetário convida a população para aulas de astronomia, com exibições audiovisuais e explicações de um astrônomo. Informações: tel. 5575-5206.
Passeio de bicicleta
A ciclovia, com mais de 3 quilômetros, atende 100.000 pessoas por mês. Um bicicletário perto do portão 3 dispõe de 400 modelos para aluguel. O serviço funciona todo dia custa e 5 reais por hora.
Jardins dos sentidos
O canteiro aromático do Viveiro Manequinho Lopes dispõe de plantas e ervas de diferentes cores e aromas, como a alfazema, a lavanda, a hortelã e a erva-cidreira.
Museu arborizado
O Ibirapuera reúne espécies de árvores de boa parte do mundo. Entre os raros exemplares da fauna nativa está o ceboleiro do Manequinho Lopes.
Biblioteca ao ar livre
Aos domingos, das 9h30 às 16h, jornais, revistas e livros ficam disponíveis no Bosque da Leitura, próximo ao portão 7. Parte do acervo é formada por doações.
Pronto-socorro verde
Agrônomos do Programa de Atendimento às Plantas ajudam na recuperação de exemplares doentes e no cultivo de espécies ornamentais. Informações: tel. 5539-5291.
Lian Gong
A antiga serraria reúne adeptos da ginástica chinesa, que estimula a circulação, aumenta o vigor e corrige a postura. As aulas gratuitas são dadas de segunda a sexta, das 10h30 às 11h30. Informações: tel. 3266-5829.
Fontes: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Cardim (presidente da Associação de Amigos das Árvores de São Paulo) e Guto Carvalho (birdwatcher)
PARA QUEM QUER AGITO
Ioga pela paz
Em agosto, uma sessão coletiva de ioga e meditação atrai milhares de adeptos da prática oriental. A programação inclui também shows de música indiana.
SP Arte
A feira, a maior do gênero na cidade, reúne em maio as grandes galerias do país no Pavilhão da Bienal. Além da venda de obras, promove palestras.
Bourbon Street Fest
Em agosto, a abertura do festival de jazz e blues transporta o clima de Nova Orleans para a Arena de Eventos. Neste ano, o evento chega à nona edição.
Provas esportivas
As alamedas que cortam o parque se transformam em pista de corrida em eventos como a Maratona de SP (junho) e a Corpore de Natal (dezembro).
SP Fashion Week
As semanas de moda mais badaladas do país reúnem celebridades, modelos e estilistas no Pavilhão da Bienal em janeiro e junho. Só convidados entram, mas o burburinho fashion se estende para o lado de fora do prédio.
Eventos na Oca
Na cúpula projetada por Oscar Niemeyer, há sempre uma exposição de grande porte acontecendo. Até 8 de maio, seus 8.000 metros quadrados recebem mostra sobre a água. Em junho, o espaço vai sediar uma feira de moda paralela à SPFW.
Cinema ao Luar
Em outubro, mais de 10.000 pessoas curtiram sessões da Mostra Internacional de Cinema na parede do Auditório Ibirapuera, transformada em uma tela. A ideia é repetir o evento todo ano.
Aniversário do Parque
Shows, oficinas e palestras sobre sustentabilidade, brincadeiras interativas e até um piquenique coletivo integram a programação do aniversário do Ibirapuera, comemorado em 21 de agosto.
Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro é sempre tema de programação no Museu Afro Brasil, com manifestações culturais e debates sobre a inserção do negro na cultura nacional. Neste ano, o local sediará exposição sobre o sertão brasileiro.
Exposições no MAMO Museu de Arte Moderna vai receber, a partir de 19 de abril, duas mostras simultâneas sobre arquitetura e sustentabilidade. O francês Dominique Gauzin-Müller reúne ideias sobre o estilo verde de construção em Morada Ecológica. No mesmo dia, Lauro Cavalcanti abre Razão e Ambiente.