Parceria entre 99 e governo vai oferecer transporte gratuito às mulheres vítimas de violência

Ao ligar para o 190, a vítima é automaticamente direcionada para a Cabine Lilás

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jan 2025, 15h37
Cabine Lilás da PM vai atender mulheres vítimas
Cabine Lilás da PM vai atender mulheres vítimas (Governo de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Políticas para a Mulher (SP Mulher) anunciaram uma parceria com o aplicativo de mobilidade 99 para oferecer deslocamentos gratuitos e seguros às mulheres vítimas de violência que necessitarem ligar para o 190.

Ao sofrer algum tipo de violência e ligar para o número 190 do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), a mulher é automaticamente direcionada para a Cabine Lilás, onde recebe um atendimento especializado realizado por policiais femininas. Durante a conversa, caso seja necessário e se a vítima desejar, poderá se deslocar a um serviço utilizando gratuitamente o app da 99, que será acionado pela PM.

Segundo a SSP, o veículo transportará a vítima até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Instituto Médico-Legal (IML) para realizar um exame de corpo de delito, ou até mesmo ao pronto-socorro. Como são as policiais da Cabine Lilás que farão a solicitação do transporte, elas também poderão acompanhar a localização das mulheres em tempo real, estando de prontidão para qualquer intercorrência.

Além disso, de acordo com a situação, uma viatura da Polícia Militar também será deslocada para o acompanhamento da ocorrência para que as mulheres se sintam ainda mais amparadas.

Cabine Lilás

A Cabine Lilás é um serviço oferecido dentro do Centro de Operações da PM (Copom), por meio do 190. Atualmente, são 52 policiais femininas à disposição treinadas por equipes especializadas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para atendimento de ocorrências e suporte às mulheres vítimas de agressão.

A vítima recebe o suporte, desde o acionamento da ocorrência até orientação sobre as redes de apoio existentes no estado e município. Fora isso, as policiais são orientadas a auxiliar no registro da ocorrência e dão suporte às equipes que estão no local atendendo a ocorrência.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.