Parceria entre 99 e governo vai oferecer transporte gratuito às mulheres vítimas de violência
Ao ligar para o 190, a vítima é automaticamente direcionada para a Cabine Lilás

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Políticas para a Mulher (SP Mulher) anunciaram uma parceria com o aplicativo de mobilidade 99 para oferecer deslocamentos gratuitos e seguros às mulheres vítimas de violência que necessitarem ligar para o 190.
Ao sofrer algum tipo de violência e ligar para o número 190 do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), a mulher é automaticamente direcionada para a Cabine Lilás, onde recebe um atendimento especializado realizado por policiais femininas. Durante a conversa, caso seja necessário e se a vítima desejar, poderá se deslocar a um serviço utilizando gratuitamente o app da 99, que será acionado pela PM.
Segundo a SSP, o veículo transportará a vítima até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Instituto Médico-Legal (IML) para realizar um exame de corpo de delito, ou até mesmo ao pronto-socorro. Como são as policiais da Cabine Lilás que farão a solicitação do transporte, elas também poderão acompanhar a localização das mulheres em tempo real, estando de prontidão para qualquer intercorrência.
Além disso, de acordo com a situação, uma viatura da Polícia Militar também será deslocada para o acompanhamento da ocorrência para que as mulheres se sintam ainda mais amparadas.
Cabine Lilás
A Cabine Lilás é um serviço oferecido dentro do Centro de Operações da PM (Copom), por meio do 190. Atualmente, são 52 policiais femininas à disposição treinadas por equipes especializadas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para atendimento de ocorrências e suporte às mulheres vítimas de agressão.
A vítima recebe o suporte, desde o acionamento da ocorrência até orientação sobre as redes de apoio existentes no estado e município. Fora isso, as policiais são orientadas a auxiliar no registro da ocorrência e dão suporte às equipes que estão no local atendendo a ocorrência.