Obras expostas no Metrô serão restauradas no aniversário da cidade
Projeto tem início nesta quinta-feira (25) e será realizado nas estações República, Sé e Anhangabaú
Quatro obras de grandes proporções expostas no Metrô de São Paulo passarão por trabalhos de restauração em comemoração ao aniversário de 470 anos da capital paulista. A ação integra a quarta edição do projeto Conservação de Obras de Arte em Espaços Públicos, realizada pela produtora InfoArte com apoio da Bombril, do ProAC e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
As obras escolhidas foram o mural de 33 metros da ilustradora Renina Katz e o painel Fiesta do pintor Waldemar Zaidler, ambas na Estação da Sé; a instalação In Vitro, de vitrais e espelhos coloridos, do artista Mário Fraga na Estação Anhangabaú; e o painel Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, que retrata o poeta paulistano, do escultor Antonio Peticov na Estação República.
O trabalho de restauração terá início nesta quinta-feira (25), data do aniversário da cidade, e será realizado em horários que não prejudiquem o fluxo de passageiros nas estações. No processo, com término previsto para julho, as obras passarão por higienização, recuperação de superfícies e cores, retirada de manchas e polimentos e, por fim, aplicação de uma camada protetora.
Neste ano, o projeto completa o total de 80 obras resgatadas e restauradas, incluindo esculturas no Parque Trianon, obras no Jardim de Esculturas do MAM São Paulo e o Marco Zero da cidade, localizado na Praça da Sé.