Parelheiros ganha planetário com projetores super tecnológicos
Centro educacional inaugura local com equipamentos que realizam projeções do céu noturno e imagens tridimensionais do universo
Imagine ver um céu tomado de estrelas que parecem ao alcance das mãos e realizar um passeio pela galáxia. A experiência de cinema será possível no CEU Parelheiros. Na segunda (12), o centro educacional promoveu uma sessão inaugural do Planetário Parelheiros, o terceiro da cidade — soma-se aos do Ibirapuera e do Carmo, em Itaquera —, mas o primeiro a receber o sistema de projetores astronômicos Asterion Premium, da fabricante alemã Zeiss.
O conjunto de última geração é formado por um equipamento optomecânico e outro digital, que geram feixes de luz simultaneamente, compondo imagens tridimensionais de altíssima qualidade. Assim, é possível contemplar o céu de qualquer lugar, acompanhar a trajetória dos planetas e até sair da Terra para visualizar pontos no universo.
“O Asterion entrega alta precisão na projeção do céu noturno, e as estrelas aparecem em uma gradação realista”, explica Dinah Moreira, diretora da Divisão dos Planetários Municipais (DPM). O contraste do sistema — a comparação entre as áreas claras e escuras que mede o detalhamento — é de cerca de 2,5 milhões de pontos para 1. A título de comparação, a de um televisor de última geração fica em torno de 4 000 para 1.
“Os projetores digitais, chamados Velvet LED, também exibem espetáculos animados. Com eles, o céu é o limite”, conta. O contrato de compra do equipamento, o primeiro no mundo emitido pela empresa, segundo a Secretaria Municipal de Educação, saiu em dezembro de 2022, mas a instalação só ocorreu em junho deste ano, depois da fabricação.
Por enquanto, será utilizado somente para treinamentos da divisão. “Estamos ansiosos para receber o público, porém, queremos oferecer a melhor experiência”, afirma Nícolas Dick Vidal, professor na DPM, que participou do curso intensivo ministrado pela Zeiss neste mês.
A partir de setembro, o local começa a receber até 100 visitantes em cada uma das 23 sessões semanais de quarenta minutos. O público geral será recebido às quartas, finais de semana e feriados, enquanto quintas e sextas serão dedicadas às escolas.
Publicado em VEJA São Paulo de 16 de agosto de 2024, edição nº 2906