Continua após publicidade

Nova variante da Covid-19 com 18 mutações é detectada em Minas Gerais

Modificações foram identificadas em outras variantes que aumentam o risco de morte

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 abr 2021, 19h32

Pesquisadores do laboratório do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini anunciaram uma nova variante do novo coronavírus identificada em Belo Horizonte e na região metropolitana da capital mineira. A partir de amostras de pacientes contaminados pela Covid-19, dois genomas entre os 85 coletados indicaram a presença de um conjunto de 18 mutações nunca registradas antes.

A nova variante, de acordo com estudos genéticos, tem características iguais a da P.1 (descoberta em Manaus) a P.2 (identificada no Rio de Janeiro) a B.1.1.7 (do Reino Unido) e a sul-africana B.1.1.351. “É importante dizer que ela tem características comuns com as variantes que já estavam circulando no Brasil, mas ela também tem novas características. É como se essas variantes estivessem evoluindo”, explica o virologista da UFMG, Renato Santana.

As modificações, que também são apresentadas nas outras variantes, são associadas com o aumento do risco de morte. Entretanto, ainda é cedo para dizer se ela é mais transmissível ou desenvolve quadros mais graves da doença.

Os genomas com as variantes foram coletados nos dias 27 e 28 de fevereiro deste ano e, por não terem ligação epidemiológica – como parentesco ou região residencial – a probabilidade é que a modificação já esteja em circulação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.