Mulher negra é expulsa de voo por não querer despachar bagagem
Companhia aérea foi acusada de racismo por testemunhas
Uma mulher negra foi expulsa, na noite de sexta (28), de um avião da companhia Gol que partiria de Salvador para São Paulo. Samantha Vitena se recusou a despachar a mala após não encontrar lugar para guardá-la no bagageiro.
De acordo com a passageira, ela foi ignorada por comissários quando necessitou alocar a bagagem, e conseguiu o auxílio de passageiros — a recusa para despachar se deu porque não queria danificar seu computador. Agentes da Polícia Federal disseram ter sido chamados pelo comandante para retirá-la da aeronave.
Em um vídeo que viralizou na internet, é possível ver o desabafo de Samantha no momento em que os agentes tentam retirá-la do avião. “Os comissários não moveram um dedo para me ajudar”, disse ela aos outros passageiros. “Agora vêm três homens — três homens — pra me tirar do voo sem falar o motivo”, diz. “Racismo!”, gritaram alguns presentes. De acordo com Samantha, comissários a culparam pelo atraso do voo.
A passageira retornou a São Paulo em outro voo da Gol, na manhã deste sábado (29). De acordo com a empresa, “por medida de segurança operacional”, a passageira “não pôde seguir no voo”. A companhia lamentou os transtornos.