MTST protesta contra o governo federal e bloqueia vias da capital
Atos ocorreram na manhã desta sexta (7) em avenidas da região central, Zona Sul e Oeste
Manifestantes interditaram algumas das vias da capital paulista na manhã desta sexta-feira (7). Os protestos foram organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e ocorreram em diversas capitais do país.
Em São Paulo, os atos paralisaram endereços como a Avenida Tiradentes, no centro da capital paulista, a Ponte Eusébio Matoso, na Zona Sul, a Avenida Professor Francisco Morato, na Zona Oeste e a Avenida Presidente Tancredo Neves. Os bloqueios duraram cerca de 1h30.
De acordo com o MTST, os atos pedem a volta do auxílio emergencial de 600 reais (que foi retomado em abril com parcelas a partir de 150 reais), além de maior investimento em moradias populares por parte do governo federal, que recentemente cortou em 98% os recursos previstos para Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida (renomeado como Casa Verde e Amarela): dos 1,5 bilhão de reais previstos, restaram 27 milhões. A Faixa 1 do programa é a destinada para famílias de baixa renda, que ganham até 1 800 reais por mês.
Além de São Paulo, os atos ocorreram em Aracaju, Maceió, Diamantina, Goiânia, Niterói e Porto Alegre, e, de acordo com o Movimento, reuniram cerca de 5 000 pessoas.