MP aciona Justiça contra fechamento de anexo do Itaú Cinema na Augusta
Cinema deve realizar última sessão na próxima quinta-feira (16); MP pede que Conpresp tombe o local por seu valor cultural para a cidade
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) ajuizou uma ação civil pública na Justiça visando impedir o fechamento do anexo do Espaço Itaú de Cinema e o Café Fellini, que ficam na altura do número 1470 na Rua Augusta. A ação é contra a Prefeitura e a Vila 11 Empreendimentos Imobiliários, que vai construir um prédio residencial no local.
+ Após críticas, Piknic Électronik deve acontecer no Ibirapuera
O cinema e o café devem deixar o local até o dia 28 de fevereiro para que o terreno seja entregue ao novo proprietário, e a última sessão deve ser realizada nesta quinta-feira (16).
Na ação, a promotoria de Justiça do Meio Ambiente pedem uma liminar (decisão urgente) para que o cinema e o café continuem funcionando, até que o a decisão o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo (Conpresp) analise um pedido de tombamento do cinema. O MP pede que as obras imobiliárias fiquem suspensas enquanto não houver esta decisão.
O juiz Otavio Tioiti Tokuda, da 10ª Vara de Fazenda Pública, deu 72 horas para que a Prefeitura se manifeste antes de tomar a decisão.