Monumento às Bandeiras e estátua de Borba Gato amanhecem vandalizados
Símbolos foram cobertos com tinta colorida durante a madrugada de sexta-feira (30); assunto está entre os mais comentados do Twitter
O Monumento às Bandeiras, na Praça Armando Salles de Oliveira, no Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, amanheceram cobertos de tinta colorida na manhã desta sexta-feira (30).
As estátuas foram vandalizadas com tinta rosa, verde e amarela. Também foram encontradas cascas de ovos perto da estátua. Nesta manhã, os atos de vandalismo viraram assunto nas redes sociais e os termos “Borba Gato” e “Bandeiras” apareceram entre os temas mais comentados no Twitter.
A prefeitura informou que “equipes da subprefeitura trabalham, desde as primeiras horas do dia, na limpeza dos equipamentos”.
Encravada na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, na Zona Sul, a estátua de Borba Gato foi inaugurada em 27 de janeiro de 1963 como parte das comemorações pelo quarto centenário de Santo Amaro. Com quase 13 metros de altura e revestida de um mosaico de pedras coloridas de basalto e mármore, a obra é do escultor Julio Guerra.
De autoria do escultor Victor Brecheret, o Monumento às Bandeiras fica localizado próximo ao Parque do Ibirapuera. A escultura foi inaugurada em 1954 na ocasião da celebração dos 400 anos da cidade de São Paulo.