Metrô inaugura três novas estações da Linha 5-Lilás
Com atraso de três anos, as paradas funcionam em esquema de operação assistida; outras seis devem ser inauguradas até dezembro
Com três anos de atraso, o Metrô de São Paulo inaugurou na manhã desta quarta-feira (6) três estações da Linha 5-Lilás. Sem a presença do prefeito João Doria e do secretário municipal de Transportes Sérgio Avelleda, o governador Geraldo Alckmin foi o responsável por cortar a fita nas catracas que dão acesso às novas paradas Borba Gato, Brooklin e Alto da Boa Vista.
No primeiro dia de funcionamento, os usuários notaram a ausência das portas automáticas que separam a plataforma dos trilhos. De acordo com a companhia, o consórcio Bombardier atrasou a entrega do equipamento, que será montado na Brooklin até outubro e nos demais pontos apenas em 2018.
Em fase de testes, as paradas passarão a atender a Zona Sul em esquema de operação assistida, ou seja, gratuitamente e em horários alternativos. Durante pelo menos dois meses, os passageiros poderão circular por ali de segunda-feira a sábado, das 10h às 15h. O esquema serve para testar as estruturas e adaptar os 60 000 usuários que devem utilizar os três pontos diariamente.
Outras seis estações da Linha 5-Lilás estão previstas para serem inauguradas até dezembro: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. A estação Campo Belo, que terá ligação com o monotrilho da Linha 17-Ouro deve abrir apenas em 2018.
As três novas estações da rede contam com cobertura de vidro, em formato de redoma, para priorizar a iluminação solar. Confira o resultado: